
O advogado Matheus Milanez, que defende o general Augusto Heleno no processo da trama golpista, viralizou nas redes durante o depoimento desta terça (10). O militar decidiu fazer uso parcial de seu direito ao silêncio e responder somente às perguntas da defesa, mas a oitiva no Supremo Tribunal Federal (STF) parece não estar correndo do jeito que desejava.
Milanez é sócio da Mayer Milanez advogados desde maio de 2024. Antes, havia trabalhado como professor temporário da instituição em que se formou, foi coordenador adjunto do
Formado em Direito pela Unb (Universidade de Brasília) em 2018, o advogado era integrante da “Bateria Furiosa do DF” e parece ter curtido o período, com presença em diversos eventos da faculdade. Ele também é especializado em Direito Penal e Processo Penal pelo Instituto Brasiliense de Direito Público.

As participações do advogado em sessões do Supremo já haviam viralizado antes mesmo do da audiência de hoje. Em março, quando a Corte julgou a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre a trama golpista, ele argumentou que seu cliente era vítima de “terraplanismo argumentativo”.
Nesta segunda (9), ao final da primeira sessão de interrogatórios, Milanez pediu para que o ministro Alexandre de Moraes, que conduz os interrogatórios, postergasse o início da audiência desta terça de 9h para 10h, argumentando que queria tempo para jantar e que só conseguiu tomar café da manhã.
“São quase 20h da noite. A audiência amanhã se inicia às 9h. Considerando que nós temos que chegar meia hora antes, nós só viemos em um carro. Eu ainda preciso levar o general para casa, preciso ir para a minha casa. Eu minimamente quero jantar, excelência, eu só tomei o café da manhã quase”, disse.
Em resposta, Moraes disse que ele teria esta quarta (11) “para tomar um belo brunch” e poderia jantar na quinta (12). “Se a gente começa a atrasar, a gente não acaba, doutor”, disse o magistrado. O próprio advogado brincou sobre o episódio e publicou uma foto nos stories do Instagram zombando da bronca do ministro.

A oitiva de hoje foi marcada pelo desespero do advogado com respostas inesperadas de Heleno e até broncas no cliente. Nas redes, internautas brincam com o pedido para adiar a sessão e citam momentos engraçados do advogado. Veja a repercussão:
antes de ter augusto heleno como cliente // depois da defesa pic.twitter.com/c7pnOCotnx
— William De Lucca (@delucca) June 10, 2025
O pobre Dr Matheus Milanez além de ficar sem almoço está prestes a enfartar ao dar passes redondinhos pro Gen Heleno e ele chutar pro lado errado.
— Luana Borges (@luanaoff) June 10, 2025
O pobre Dr Matheus Milanez além de ficar sem almoço está prestes a enfartar ao dar passes redondinhos pro Gen Heleno e ele chutar pro lado errado.
— Luana Borges (@luanaoff) June 10, 2025
❗️ Ao final da audiência realizada no STF, nesta segunda-feira, 9, o advogado Matheus Milanez, representante do general Augusto Heleno, réu na ação que investiga a tentativa de golpe de Estado em 2022, fez um pedido incomum ao ministro Alexandre de Moraes: que o início da sessão… pic.twitter.com/25OGxySMTv
— Cenarium (@cenariumam) June 10, 2025
▶️ Advogado de Heleno tem dificuldade para controlar narrativa de cliente: "Responda sim ou não" pic.twitter.com/RGgefcwp3l
— Metrópoles (@Metropoles) June 10, 2025
“Fique tranquilo, tomei um brunch reforçado”, brincou o advogado do general Augusto Heleno, Matheus Milanez. Na segunda (9), o advogado pediu ao ministro do STF Alexandre de Moraes para mudar o horário dos depoimentos para que ele pudesse jantar. Moraes brincou com o pedido na… pic.twitter.com/Hmf7e8tvrG
— InfoMoney (@infomoney) June 10, 2025
General Heleno contratou o Robson Anjinho pra ser seu advogado. https://t.co/42TETgD6xW pic.twitter.com/J8v9MAVNyk
— JornalismoWando (@JornalismoWando) June 10, 2025
heleno depondo // advogado do heleno pic.twitter.com/xth647nHy8
— Rafael, um socialista de iPhone (@tuitero_rafael) June 10, 2025