
O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) reagiu às críticas de apoiadores ao convite feito por seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, a Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Durante depoimento nesta terça (20), ele disse que o magistrado poderia ser seu vice em 2026.
O parlamentar alegou que “a graça” da fala do pai está “no absurdo do cenário apresentado” por ele. Eduardo sugeriu que a declaração foi uma forma de mostrar que ainda será candidato na próxima eleição, mesmo estando inelegível por ordem do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
“Qualquer pessoa com dois neurônios entendeu a ironia da fala de Jair Bolsonaro, entedeu (sic) que a última pessoa no planeta que seria escolhida para vice dele seria o Moraes. Ele apenas usou a oportunidade para mostrar que será candidato à Presidência em 2026″, escreveu.
Pra ser considerado piada temos que partir do pressuposto de que as pessoas que estão escutando conheçam o contexto e a realidade, daí a graça consiste no ABSURDO do cenário apresentado como fictício. É o plot twist.
Qualquer pessoa com 2 neurônios entedeu a ironia da fala do… pic.twitter.com/lVCCdK108G
— Eduardo Bolsonaro🇧🇷 (@BolsonaroSP) June 10, 2025
O trecho do depoimento fez com que Bolsonaro fosse detonado pela extrema-direita. Apoiadores publicaram um vídeo em um grupo no Telegram chamado “Águia”, que reúne mais de 20 mil bolsonaristas, em que Bolsonaro é chamado de “frouxo”.
“Foi eleito como um cavalo de guerra, com promessas de confronto direto contra o sistema. Mas, quando chegou lá em cima o discurso mudou. A coragem virou silêncio. A ação virou covardia. E o povo ficou esperando uma atitude que nunca veio”, diz o conteúdo.
O autor do vídeo ainda diz que o comportamento de Bolsonaro durante o interrogatório e um pedido de “misericórdia”. “Um homem que teme ser odiado, nunca vai liderar uma revolução. Achou que poderia jogar com regras que já tinham sido queimadas”, prossegue.
Bolsonaro Frouxo! pic.twitter.com/JKIs0TVRtW
— Abel Ferreira Comunista! (@AugustodeS62143) June 11, 2025
Além do convite para ser Moraes ser seu vice, Bolsonaro ainda pediu desculpas por acusar Moraes, Edson Fachin e Luís Roberto Barroso de “levar milhões” e sugerir que o trio estaria tentando manipular as eleições de 2022.
Ele também disse que não passou a faixa presidencial a Lula por ter medo de sofrer “a maior vaia da história do Brasil”.