VÍDEO mostra momento exato da queda de avião na Índia

Atualizado em 12 de junho de 2025 às 14:17
Avião caiu logo após a decolagem na Índia. Foto: Reprodução

Uma câmera flagrou o momento exato em que o avião da Air India, que tinha 242 pessoas a bordo, caiu nesta quinta (12). O acidente ocorreu pouco tempo depois da decolagem, no aeroporto Ahmedabad, em uma área residencial.

Segundo a atualização mais recente da polícia, há mais de 290 mortos no local. A aeronave atingiu uma área residencial chamada Meghani Nagar e reduziu a escombros um alojamento de médicos na cidade, matando muitos estudantes no refeitório do edifício.

O novo ângulo mostra que o avião começou a perder altitude logo após decolar, possivelmente por conta de uma perda de potência dos motores. Na sequência, ela começa a cair, some entre os prédios e a grande explosão é vista.

Segundo dados de rastreamento, o avião atingiu uma altitude de cerca de 190 metros, pouco acima da elevação do próprio aeroporto, antes da descida abrupta começar. Cálculos de especialistas apontam que ele caiu a uma velocidade de cerca de 145 metros por minuto.

Inicialmente, autoridades afirmaram que ninguém sobreviveu ao acidente, mas Ramesh Vishwakumar (40) foi resgatado posteriormente. A polícia informou ter recuperado pelo menos 204 corpos.

As causas do acidente estão sendo investigadas. O controle de tráfego aéreo do aeroporto de Abhmedabad relatou que a aeronave emitiu um chamado de emergência “Mayday”, palavra-código para pedido de socorro, antes de perder o sinal com a torre.

O primeiro-ministro da Índica, Narendra Modi, lamentou o acidente. “A tragédia em Ahmedabad nos deixou atônitos e entristecidos. É algo de partir o coração, além das palavras”, afirmou. Ele mobilizou equipes de resgates para o local logo após a queda.

Dos passageiros, 169 eram indianos, 53 britânicos, 7 portugueses e 1 canadense, além de 2 pilotos e 10 tripulantes.