
O Exército israelense informou nesta segunda-feira (16) que realizou ataques aéreos contra centros de comando das Forças Quds, braço da Guarda Revolucionária Iraniana (IRGC), localizados em Teerã.
“A Força Aérea israelense atingiu centros de comando pertencentes às Forças Quds (…) e ao Exército iraniano, com instrução precisa da Direção de Inteligência”, diz o comunicado oficial.
Um porta-voz das Forças de Defesa de Israel afirmou ainda: “Nesses centros de comando, os agentes da Quds promoveram ataques terroristas contra o Estado de Israel usando os representantes do regime iraniano no Oriente Médio”.
🇮🇱 IDF: As IDF atacaram centros de comando pertencentes à Força Quds em Teerã
A IAF atacou centros de comando pertencentes à Força Quds do IRGC e do exército iraniano, sob orientação precisa da Diretoria de Inteligência das IDF.#israel #guerra #orientemédio #notícia #irã pic.twitter.com/ap0am2PN4R
— Freedom For Brazil (@FreedomForBR) June 16, 2025
As Forças Quds são uma unidade de elite da Guarda Revolucionária, criada durante a guerra Irã-Iraque, nos anos 1980. O grupo é responsável por coordenar operações externas e relações do Irã com grupos em países como Afeganistão, Iraque, Líbano, Síria e Gaza — incluindo Hezbollah e Hamas.
Os ataques israelenses já causaram a morte do comandante da IRGC, Hossein Salami, que foi substituído pelo general Ahmed Vahidi. O conflito teve início na sexta-feira (13), no horário local, e, desde então, os confrontos entre os dois países vêm se intensificando.
No domingo (15), o Irã acusou Israel de bombardear refinarias de petróleo, matar o chefe de inteligência da Guarda Revolucionária e atingir áreas civis. Como retaliação, Teerã lançou novos mísseis na madrugada desta segunda-feira, acionando sirenes de alerta aéreo em várias cidades israelenses.
Diversas regiões, incluindo Tel Aviv, foram alvos dos mísseis iranianos. De acordo com autoridades locais, explosões ocorreram devido à interceptação dos projéteis pelos sistemas de defesa aérea. Colunas de fumaça foram vistas sobre a cidade pouco antes do amanhecer.