VÍDEO – Guga Chacra enquadra embaixador de Israel e é censurado pela Globo

Atualizado em 16 de junho de 2025 às 19:12
Guga Chacra entrevistando o embaixador de Israel. Foto: reprodução

O jornalista Guga Chacra, da GloboNews, foi censurado pela própria empresa após colocar o embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, na parede sobre a motivação dos ataques ao Irã desde a última sexta-feira (13).

O diálogo chegou a ser publicado nas redes sociais, mas ficou poucos minutos no ar. Como resposta, o termo “Globo censura” já aparece entre os assuntos mais comentados no X.

No questionamento, Chacra lembrou de um acordo firmado entre o Irã e os Estados Unidos, ainda no governo de Barack Obama, que impedia o país de produzir bombas nucleares, limitando ao enriquecimento controlado de urânio e exportação para a Rússia.

“Embaixador, o mundo estava mais seguro quando o Obama fez um acordo com o Irã, que o governo Netanyahu, que o senhor representa, fez de tudo para sabotar, e quando o Trump assumiu o poder, acabou saindo daquele acordo”, iniciou o correspondente de Nova York.

“Foi um fracasso, um erro. Queria saber se o senhor concorda com este erro”, argumentou Chacra sobre as ações de Israel pedindo explicação da estratégia pela sabotagem às negociações.

Depois, o jornalista também perguntou o porque Israel tem bomba atômica, e que direito tem a mais que o Irã, “se não é signatário do tratado de não proliferação nuclear de pegar e bombardear o Irã”.

“Por que Israel tem bomba atômica? Por que Israel não assinou o tratado de não proliferação nuclear? E por que Israel sabotou o acordo nuclear firmado entre Estados Unidos, Rússia, China, França, Reino Unido e que, segundo todos esses países e as agências de internacionais de energia atômica, o Irã cumpria?”.

Por fim, Chacra fez um questionamento ainda mais incisivo e direto ao embaixador: “Como bombardear um país e matar civis pode ser melhor do que um acordo que existia?”.

No vídeo original publicado pela GloboNews, o corte final era feito antes da resposta de Zonshine. Os usuários que resgataram os questionamentos do correspondente não encontraram o que o embaixador de Israel respondeu.

O caso, que viralizou nas redes sociais, reuniu críticas de telespectadores da audiência e até a preocupação com as possíveis retaliações ao jornalista.

Em 2012, publicou o professor Kenneth Waltz, um dos mais importantes estudiosos de Relações Internacionais, assinou o artigo “Por que o Irã deve ter a bomba” na revista Foreign Affairs.

“Países que têm armamentos nucleares coexistem pacificamente, porque sabem que cada um deles podem provocar danos terríveis entre si”, disse.

“Questionamento frontal assim, ainda que tecnicamente correto, renderá dificuldades para o repórter da Globo. Ele sabe disso. Resolveu bancar”, escreveu o professor Dawisson Belém Lopes no X. “GloboNews acaba de CENSURAR e apagar do site e das redes sociais da Globo o vídeo em que Guga Chacra sobe o tom com o embaixador de Israel”, escreveu outro usuário.

Veja a repercussão: