A ordem de Moraes para o Google sobre plano golpista de Bolsonaro

Atualizado em 17 de junho de 2025 às 19:06
Prédio do Google
Alexandre de Moraes pediu vista e suspendeu julgamento de recurso do Google – Reprodução

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta terça-feira (17) que o Google informe, em até 48 horas, os dados de quem publicou a chamada “minuta do golpe” na internet.

A medida atende a um pedido da defesa do ex-ministro da Justiça, Anderson Torres, durante a fase de diligências adicionais autorizadas após o fim dos interrogatórios no processo.

Torres, que é réu no que o STF classifica como “núcleo crucial” da suposta trama golpista, solicitou diversas medidas ao Supremo, algumas das quais foram aceitas por Moraes.

Google e Apple tem até 5 dias contados após intimação para acatar decisão. Foto: Adriano Machado / Reuters

Entre elas, está o pedido para apresentar exames periciais com o objetivo de demonstrar que a minuta encontrada em sua casa não guarda semelhança com outros documentos antidemocráticos citados durante a instrução do processo.

Além da requisição ao Google, Moraes determinou que a Marinha informe, também em 48 horas, a data de expedição da Ordem de Movimento referente à Operação Formosa 2021, realizada em agosto daquele ano. O pedido partiu do ex-comandante da Marinha, Almir Garnier.