Mídia iraniana afirma que instalações atacadas pelos EUA já haviam sido evacuadas

Atualizado em 21 de junho de 2025 às 23:46
O bombardeiro B-2 e o mapa das três regiões iranianas que sofrerem os ataques. Fotomontagem: Reprodução

Na noite de sábado (21), três instalações nucleares do Irã, localizadas em Fordow, Natanz e Esfahan, foram alvos de bombardeios realizados pelos Estados Unidos. Segundo o presidente americano Donald Trump, as forças militares concluíram com êxito a operação por volta das 20h50 (horário de Brasília), utilizando diferentes armamentos em cada localidade.

Apesar da ofensiva, o Irã já havia esvaziado os complexos “há algum tempo”, conforme declarou o diretor de notícias da rede estatal IRIB, em nota divulgada pela agência semioficial Mehr. Ainda assim, autoridades iranianas confirmaram que as instalações foram atingidas por bombardeios aéreos inimigos.

Em resposta, um comentarista da TV estatal iraniana afirmou que todos os cidadãos e militares americanos na região passaram a ser considerados alvos legítimos.

Trump declarou que Fordow, considerada a principal instalação nuclear iraniana, foi completamente destruída. O ataque utilizou seis bombas específicas para penetrar bunkers subterrâneos. Já as bases de Esfahan e Natanz foram atingidas por 30 mísseis Tomahawk, de acordo com informações da agência Fox News.

Usinas de Natanz (acima à esq.), Fordow (acima à dir.), reator de água pesada de Arak (abaixo à esq.) e Isfahan (abaixo à dir.). Foto: AFP/Reprodução

O presidente americano utilizou sua rede social para parabenizar os militares dos EUA e exaltou o feito como uma demonstração da superioridade das Forças Armadas. “Não há outro exército no mundo que pudesse ter feito isso”, escreveu. Às 21h13, reforçou que “Fordow, se foi”. O líder estadunidense afirmou que agora o Irã deve concordar em encerrar o conflito, após a ofensiva direta.

Em seguida à operação, Trump manteve uma conversa com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. O presidente dos EUA também anunciou que fará um pronunciamento oficial às 23h (horário de Brasília) para detalhar os desdobramentos do ataque. A agência Reuters informou que a ofensiva contou com aviões de guerra B-2 Spirit, conhecidos pela capacidade de carregar bombas de grande porte e já teriam deixado o espaço aéreo iraniano.

Lindiane Seno
Lindiane é advogada, redatora e produtora de lives no DCM TV.