Bolsonaristas culpam guerra pela demora dos EUA em sancionarem Moraes

Atualizado em 23 de junho de 2025 às 20:49
ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) com a mão no rosto e expressão triste
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) – Reprodução

Integrantes da família Bolsonaro e aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Congresso Nacional demonstraram frustração com mais um adiamento nas sanções prometidas pelos Estados Unidos contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Com informações de Bela Megale, do jornal O Globo.

De acordo com parlamentares do Partido Liberal (PL), o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro havia informado que as punições, articuladas com membros do governo de Donald Trump, seriam anunciadas entre sexta-feira (20) e sábado (21). No entanto, até a manhã desta segunda-feira (23), nenhuma medida oficial foi divulgada por autoridades americanas.

O filho do ex-chefe do governo está atualmente nos Estados Unidos, onde lidera articulações com setores conservadores e republicanos. Segundo relatos de congressistas próximos ao deputado, ele teria se reunido na semana passada com representantes da Casa Branca.

ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, sério
ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes – Reprodução

A interlocutores, Eduardo afirmou que as sanções contra Moraes já haviam passado por todos os departamentos responsáveis e estariam prontas para serem publicadas a qualquer momento.

No entanto, o contexto internacional pode ter interferido nos planos. No domingo (22), os Estados Unidos lançaram ataques a três instalações nucleares no Irã, em uma escalada de tensões no Oriente Médio que se soma à ofensiva militar de Israel. A avaliação do grupo bolsonarista é que, com o aumento da guerra, questões como a punição a membros do Judiciário brasileiro podem ser temporariamente deixadas de lado pela gestão republicana.

Essa não é a primeira vez que Eduardo Bolsonaro frustra aliados com prazos não cumpridos. Quando iniciou sua ofensiva política em Washington, ele chegou a afirmar que as sanções contra Alexandre de Moraes seriam efetivadas até o final de maio. O novo adiamento reforça o clima de impaciência entre aliados, que cobram resultados concretos das articulações internacionais promovidas pelo filho do ex-presidente.

Jessica Alexandrino
Jessica Alexandrino é jornalista e trabalha no DCM desde 2022. Sempre gostou muito de escrever e decidiu que profissão queria seguir antes mesmo de ingressar no Ensino Médio. Tem passagens por outros portais de notícias e emissoras de TV, mas nas horas vagas gosta de viajar, assistir novelas e jogar tênis.