Quaest: Lula deve ser candidato à reeleição e Tarcísio lidera oposição em 2026, dizem deputados

Atualizado em 2 de julho de 2025 às 8:17
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o presidente Lula (PT). Foto: Reprodução

A pesquisa “O que pensam os deputados federais”, feita pela Genial/Quaest, revelou que a maioria da Câmara acredita em uma disputa entre Lula (PT) e Tarcísio de Freitas (Republicanos) na eleição presidencial de 2026. Para 68% dos deputados da base aliada, o petista será candidato à reeleição. Já 49% consideram que Tarcísio será o nome da oposição.

A percepção de que o governador de São Paulo liderará a corrida oposicionista cresceu: era de 39% em maio de 2024 e agora é de 49%. Entre os deputados que se declaram de oposição, 56% apostam em Tarcísio como candidato, enquanto 32% acreditam que Jair Bolsonaro voltará a disputar o Planalto. Michelle Bolsonaro foi mencionada por apenas 6%, contra 15% no ano passado.

Do lado do governo, a confiança na candidatura de Lula caiu ligeiramente. Em maio de 2024, 73% achavam que ele tentaria um novo mandato. Agora, são 68%. Entre os parlamentares da oposição, 37% acreditam que o presidente não buscará a reeleição.

No total, 50% dos deputados veem um nome da oposição como favorito em 2026, contra 35% que apostam na vitória de Lula ou de outro candidato governista.

A pesquisa foi realizada entre 7 de maio e 30 de junho, com 203 deputados federais em exercício, o que representa 40% da Câmara e mantém a proporcionalidade de partidos e regiões. A margem de erro é de 4,5 pontos percentuais.

Pesquisa Genial/Quaest. Foto: Reprodução