
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou em Buenos Aires, na Argentina, nesta quarta-feira (2), para participar da Cúpula de Presidentes do Mercosul. Ele foi recebido calorosamente por apoiadores em frente à Embaixada do Brasil, onde ficará hospedado durante a visita oficial.
O grupo entoou músicas em apoio ao petista, e o petista desceu do carro para cumprimentar os presentes e conversar rapidamente com os simpatizantes que o aguardavam no local.
Durante a recepção, alguns dos apoiadores entregaram presentes aos seguranças da comitiva presidencial, com a expectativa de que fossem encaminhados posteriormente ao presidente. A chegada de Lula à Argentina marca sua participação como presidente pro tempore do Mercosul, reforçando o papel de liderança do Brasil no bloco sul-americano.
Lula recebido por apoiadores na porta da residência oficial da embaixada do Brasil na Argentina pic.twitter.com/ndTKZsWf0B
— Túlio Amâncio (@tulio_amancio) July 2, 2025
Embora tenha chegado na quarta-feira, os compromissos oficiais do chefe do Executivo brasileiro terão início apenas nesta quinta-feira (3). A agenda dele começa com um café da manhã ao lado do presidente do Paraguai, Santiago Peña, reforçando os laços bilaterais entre os dois países.
O presidente brasileiro recebeu a autorização da Justiça do país para visitar a ex-presidenta Cristina Kirchner, atualmente em prisão domiciliar.
Em seguida, Lula participará das atividades centrais da Cúpula do Mercosul, que deve abordar temas como integração econômica, comércio regional e a ampliação de parcerias internacionais.