Motta fez questão de jato da FAB para evento privado em Lisboa

Atualizado em 3 de julho de 2025 às 10:12
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB). Foto: Reprodução

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), utilizou um jatinho da Força Aérea Brasileira (FAB) para viajar a Lisboa, em Portugal, onde participa do Fórum Jurídico, conforme informações da colunista Malu Gaspar, do Globo.

O evento, organizado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e pelo IDP, instituto ligado ao ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), é conhecido nos bastidores como “Gilmarpalooza” e ocorre entre os dias 2 e 4 de julho.

Apesar do discurso frequente de corte de gastos, Motta embarcou para Lisboa em um jato da FAB modelo Legacy VC-99B, com capacidade para até 15 passageiros.

Segundo a plataforma AirNavRadar, a aeronave decolou de Brasília na madrugada de 1º de julho, fez escala na Ilha do Sal, em Cabo Verde, para reabastecimento e seguiu para o Aeroporto Internacional de Lisboa. O avião pertence ao Grupo de Transporte Especial (GTE), responsável pelo deslocamento de autoridades do alto escalão federal.

O uso do avião contrasta com a postura dos ministros Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes, que viajaram em voos comerciais pagos pelos organizadores do evento.

Motta também ofereceu carona no jatinho a outros parlamentares, entre eles o ex-presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), mas a lista oficial de passageiros não foi divulgada. Fontes relataram que o avião decolou lotado.

Portugal
Jato Legacy VC-99B, modelo usado por Hugo Motta para viajar a Portugal. Foto: Reprodução

A participação de Hugo Motta em eventos internacionais usando aeronaves da FAB tem se repetido. Em maio, ele esteve em Nova York em compromissos organizados por grupos empresariais como o LIDE, fundado por João Doria, e também utilizou um avião oficial para a viagem.

De acordo com um decreto editado em 2020, cabe ao órgão solicitante — neste caso, a própria Câmara dos Deputados — divulgar a lista de passageiros em caso de questionamentos públicos. A aeronave utilizada por Motta é do mesmo tipo que foi empregada no transporte de respiradores e suprimentos médicos durante a pandemia de Covid-19.