
O presidente Lula visitou Cristina Kirchner nesta quinta (3) e pediu liberdade para a ex-presidente da Argentina. Ela cumpre prisão domiciliar em Buenos Aires e o petista segurou um cartaz com a inscrição “Cristina Livre” após o encontro.
A imagem foi publicada pelo escultor argentino Adolfo Pérez Esquivel, que, junto ao deputado Eduardo Valdés, exibia um cartaz com os dizeres “Lula Livre”. O artista afirmou que a foto expressa seu apoio à libertação de Cristina e criticou o que chama de prática de “lawfare” na região, argumentando que a Justiça está sendo usada politicamente para atacar lideranças progressistas.
O encontro entre Lula e Cristina ocorreu por volta das 12h30 (horário de Brasília) e os dois conversaram por cerca de 50 minutos. O petista foi aplaudido por apoiadores da ex-presidente em frente à casa em que ela cumpre prisão domiciliar.
“Fiquei muito feliz em revê-la e encontrá-la tão bem, com força e gana de luta. Tenho por Cristina uma amizade de muitos anos que vai muito além da relação institucional. Um carinho e afeto de amigos, companheiros de campo político e de ideais de justiça social e combate às desigualdades”, disse o presidente em publicação nas redes.
Lula ainda apontou que sentiu “o apoio popular” que Cristina tem recebido após a condenação. “Sei bem o quanto é importante esse reconhecimento nos momentos mais difíceis”, completou.
Visitei hoje a companheira e ex-presidenta Cristina Kirchner (@CFKArgentina) em sua residência, em Buenos Aires. Fiquei muito feliz em revê-la e encontrá-la tão bem, com força e gana de luta.
Tenho por Cristina uma amizade de muitos anos que vai muito além da relação… pic.twitter.com/EMRwu5GiZj
— Lula (@LulaOficial) July 3, 2025
A ex-presidente agradeceu a solidariedade de Lula e afirmou que o Judiciário do país se converteu em um partido político a serviço do poder econômico local. Ela chamou a vista do brasileiro de “ato político de solidariedade”.
“Lula também foi perseguido, usaram lawfare para prendê-lo e tentaram silenciá-lo. Não conseguiram. Ele voltou com o voto do povo brasileiro e de cabeça erguida”, escreveu Cristina.