
Os novos trens do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador e Região Metropolitana, adquiridos pelo governo da Bahia após a formalização do Instrumento de Transmissão Onerosa de Bens e Outras Avenças, celebrado entre os Estados da Bahia e de Mato Grosso, o Consórcio VLT Cuiabá – Várzea Grande e a CAF Brasil Indústria e Comércio S/A, começaram a ser transportados para a sede da CAF, fabricante dos equipamentos, em Hortolândia (SP) no dia 15 de outubro de 2024.
Na unidade da CAF, os trens passam por um processo de restabelecimento técnico-operacional e adequações específicas para atender às exigências do projeto do VLT de Salvador e Região Metropolitana.
Iniciado em outubro de 2024, esse processo inclui uma série de intervenções técnicas focadas em garantir a eficiência, segurança e total compatibilidade dos veículos com o sistema metroferroviário baiano.

Em 4 de julho de 2025, a 40ª composição foi enviada para Hortolândia, marcando a conclusão do envio das unidades para a fase de adequações. A previsão é que os trens comecem a ser transferidos para Salvador a partir de dezembro de 2025, conforme o cronograma estabelecido.
O planejamento visa garantir que todas as etapas do processo sejam cumpridas rigorosamente, dentro dos prazos estipulados, assegurando a qualidade e a segurança do novo sistema de transporte ferroviário para Salvador e sua região metropolitana.