“Pode Espalhar”: programa do PT dará apoio jurídico à militância virtual do partido

Atualizado em 6 de julho de 2025 às 10:30
O presidente Lula em cerimônia de lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar. Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

O Partido dos Trabalhadores (PT) lançou nesta semana o projeto “Pode Espalhar”, voltado à formação de uma rede de influenciadores digitais que apoiem o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas redes sociais. A iniciativa prevê o oferecimento de suporte jurídico aos criadores de conteúdo que atuarem publicamente na defesa do partido e da atual gestão federal. Com informações da Veja.

A ação é coordenada pela Fundação Perseu Abramo, entidade ligada ao PT e financiada com recursos públicos oriundos do fundo partidário. Segundo o comunicado oficial, advogados e orientadores jurídicos estarão à disposição especialmente durante o período eleitoral, com o objetivo de garantir respaldo legal aos militantes digitais alinhados com a narrativa do governo.

O projeto visa organizar e ampliar a atuação de apoiadores nas redes, reunindo aqueles que já produzem conteúdo favorável ao governo Lula. A proposta é criar o “Clube de Influência do Time Lula”, uma rede com acesso a conteúdo direcionado e orientação jurídica. A campanha adotará como principal mote a ideia de um embate entre os 99% da população e o 1% mais rico.

O secretário nacional de Comunicação, Jilmar Tatto,quando foi candidato à prefeitura de São Paulo. Foto: Divulgação/PT

Segundo o presidente da Fundação Perseu Abramo, Paulo Okamotto, os influenciadores poderão expressar apoio direto ao governo sem que isso caracterize campanha eleitoral antecipada. “Se precisar de advogado, vocês podem acionar a nossa rede que vamos tentar providenciar orientação ou defesa”, afirmou. A estrutura jurídica, segundo ele, estará preparada para responder a eventuais processos ou notificações.

A iniciativa contou com o aval da cúpula petista, incluindo o presidente nacional do PT, Humberto Costa (PE), e o secretário nacional de Comunicação, Jilmar Tatto (SP). A ideia é consolidar uma base digital que responda rapidamente a ataques ou críticas contra o governo, e que dissemine o discurso de enfrentamento à elite econômica.

Jilmar Tatto revelou que a criação do “Pode Espalhar” foi motivada pela recente derrubada no Congresso de um projeto do presidente Lula que previa o aumento do IOF sobre os mais ricos. Para o dirigente, a resistência parlamentar ao projeto evidenciou os interesses das camadas mais privilegiadas da sociedade e motivou a necessidade de comunicação mais ativa nas redes.

A campanha pretende evidenciar quem paga e quem se beneficia no atual modelo tributário brasileiro. Segundo Tatto, a proposta barrada no Legislativo afetaria cerca de 150 mil pessoas com aumento de impostos, para ampliar a distribuição de renda a mais de 30 milhões de brasileiros. “Queremos mostrar quem paga a conta no Brasil”, disse o secretário.

Lindiane Seno
Lindiane é advogada e moderadora das lives no DCM.