Os recados que a extrema direita manda pelo Globo. Por Moisés Mendes

Atualizado em 6 de julho de 2025 às 11:10
Matéria de Bela Megale no jornal O Globo – Foto: Reprodução

O bolsonarismo se mantém vivo como notícia, em meio ao bombardeio contra os 300 das mamatas e das facções do Congresso, porque há gente de peso publicando os recados dos emissários de Bolsonaro na grande imprensa.

O Globo tem duas figuras consagradas como as que mais publicam informações em off, sem fonte alguma, vindas da extrema direita. São as colunistas Bela Megale e Malu Gaspar.

Merval Pereira e Vera Magalhães podem ser a dupla mais antipetista no jornal. Mas Bela a Malu formam a dupla que mais disseminam ‘notícias’ de interesse dessa gente.

No sábado, as duas jornalistas tinham chamadas na capa online do jornal para notinhas sobre bastidores do bolsonarismo. Vejam o que chamavam e que ficou durante todo dia na capa:

“Bela Megale. O cenário em que o PL de Bolsonaro acredita que Lula desistiria da Presidência”

Malu Gaspar. “A surpresa de aliados de Bolsonaro com a decisão de Alexandre de Moraes no caso IOF”

Print de post na coluna de Malu Gaspar no Globo – Foto: Reprodução

A nota de Bela Megale tenta meter medo em Lula, a partir do recado do fascismo: se Tarcísio for candidato, Lula deve desistir em 2026.

A notinha de Malu oferece água com açúcar a leitores distraídos do fim de semana com a designação genérica de ‘aliados de Bolsonaro’, que podem ser de Magno Malta a Gusttavo Lima. E não informa nada.

Mas é assim que o colunismo dos jornalões mantém o bolsonarismo ativo, batendo tambor para que a militância dos tios do zap tenha o que passar adiante.

Porque, se não fossem esses recados, não há o que repercutir da extrema direita, com Bolsonaro recolhido por ordem médica e os principais nomes do entorno dele atordoados com a reação antipicaretas do Congresso nas redes.

Vamos repetir o bordão do nunca antes: em momento algum da ditadura as corporações de mídia tiveram tantos colunistas dedicados à proteção da direita, que faz campanha aberta para Tarcísio.

A Globo, mais do que Folha e Estadão, já se rendeu: começa a trabalhar para o extremista moderado, sabendo que assim trabalha para o bolsonarismo. Daqui a pouco os filhos de Bolsonaro estarão jantando com os filhos de Roberto Marinho.

________________________________________________________________________________

ASSESSORIA
Bela Megale publicou em sequência essas notinhas que poderiam ser escritas por assessores de imprensa da direita e da extrema direita:

Líder do PL já prevê data para votação da anistia na Câmara

Eduardo Bolsonaro teme que anistia enfraqueça sanções contra Moraes

O “efeito bumerangue” dos ataques da esquerda a Hugo Motta dentro da Câmara

_______________________________________________________________________________

JORNAL DE MILIONÁRIOS
Manchete que ficou desde 9h até o fim da tarde de sábado na capa do Estadão e QUE interessa só aos amigos milionários de Armínio Fraga, aos donos das emendas do centrão, aos novos ricos igrejados da extrema direita e aos velhos ricos amigos de Hugo Motta:

“Como as empresas convencem os super-ricos a comprar imóveis luxuosos? Conheça estratégia. Construtoras e incorporadoras investem milhões em experiências exclusivas para conseguir seduzir os consumidores de alto padrão”.

Hugo Motta, presidente da Câmara – Foto: Reprodução

Parece uma provocação diante da campanha das esquerdas nas redes sociais para que os super-ricos paguem impostos.

Moisés Mendes
Moisés Mendes é jornalista em Porto Alegre, autor de “Todos querem ser Mujica” (Editora Diadorim) - https://www.blogdomoisesmendes.com.br/