
Video produzido pelo Intercept mostra cenas de um jantar em que o chef Nusret Gökçe, conhecido como Salt Bae, serve seus pratos exclusivos, como o famoso bife folhado a ouro, a uma mesa repleta de empresários e políticos brasileiros.
Entre eles, estava Marcos Pereira, presidente do Republicanos, partido do deputado federal Hugo Motta, presidente da Câmara, e do governador de SP Tarcísio de Freitas, virtual candidato a presidente em 2026.
Não é inteligência artificial, avisa o repórter. É pior que isso. A caricatura da caricatura. Salt Bae é figura famosa com milhões de seguidores e já recebeu alguns dos principais jogadores do mundo em sua casa em Doha, no Catar. É um babaca deslumbrado, terrivelmente inconveniente, que serve outros babacas deslumbrados.
Os restaurantes Nusr-Et estão espalhados pelo mundo. Em suas mesas, celebridades, bilionários, prostutuas, traficantes de drogas e outras figuras da alta sociedade se encontram para fazer selfies.
Em 2022, durante a Copa, Gabriel Jesus, Ronaldo Fenômeno, Vini Jr., Éder Militão fizeram uma festinha lá. Um único pedaço do “Golden Ottoman Steak” sai por cerca de 2 100 riais catarianos, o equivalente a R$ 3 051 na cotação atual — o dobro de dois salários mínimos no Brasil. Já a versão “básica”, o Golden Steak, custa em volta de R$ 1 500. Nenhum dos pratos inclui acompanhamento.
Mais uma bomba contra o CONGRESSO INIMIGO DO POVO! pic.twitter.com/CC4Uavu2vf
— Andrade (@AndradeRNegro2) July 8, 2025
Pereira é bispo licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus e gosta de dinheiro. A campanha “Taxação BBB: bilionários, bancos e bets”, promovida pelo PT, gerou reação negativa entre líderes partidários na Câmara.
Em reunião na terça-feira (8) com Hugo Motta, deputados criticaram o tom da iniciativa e apontaram que ela estaria estimulando ataques ao Congresso nas redes sociais. Motta, homenageado nas peças de IA como o personagem “Hugo Nem Se Importa”, demonstrou incômodo com em se ver retratado como o que é.