Quaest: A nova pesquisa sobre aprovação do presidente Lula

Atualizado em 9 de julho de 2025 às 8:44
O presidente Lula – Foto: Reprodução

Na quinta-feira (11), a Quaest inicia uma nova rodada de entrevistas para avaliar a aprovação do governo Lula (PT). Serão ouvidas 2.004 pessoas em todas as regiões do país até domingo (14), e os resultados serão divulgados na quarta-feira seguinte, dia 16. A partir deste mês, as pesquisas Genial/Quaest passam a ser mensais, acompanhando o clima político até as eleições de 2026.

A nova sondagem ocorre após uma boa recuperação da imagem de Lula, registrada pela Atlas Intel na terça-feira (8). Segundo a pesquisa, a aprovação do presidente subiu 2 pontos percentuais, enquanto a desaprovação caiu.

Também houve um aumento nas avaliações regulares da gestão, sinalizando melhora na percepção do governo.

Gráfico mostra recuperação da aprovação de Lula – Foto: Atlas Intel/Bloomberg

A expectativa é que o presidente consiga ampliar o apoio, principalmente entre os eleitores com renda de até dois salários mínimos. Esse grupo tem sido alvo de estratégias de comunicação do governo, com foco em temas como críticas aos super-ricos, apostas online e atuação dos bancos, especialmente após a crise gerada pela derrubada do decreto do IOF.

A pesquisa da Quaest vai abordar a avaliação geral do governo, incluindo o desempenho de Lula e a percepção popular sobre a situação econômica do país.

Serão feitas perguntas sobre preços de alimentos, renda, otimismo com a economia e prioridades do governo. A ideia é identificar se as recentes ações do Planalto surtiram efeito na base eleitoral.

Além da economia, o levantamento também deve captar os impactos da tensão entre Executivo e Congresso nas últimas semanas. A tentativa de impor uma nova política fiscal e os conflitos com a Câmara têm sido temas de destaque nos noticiários e nas redes sociais, o que pode influenciar a opinião pública.