Linda Yaccarino, CEO do X, renuncia após polêmicas com IA de Elon Musk

Atualizado em 9 de julho de 2025 às 15:07
Elon Musk e Linda Yaccarino, ex-CEO da rede social X. Foto: Reprodução

A CEO do X, Linda Yaccarino, anunciou sua renúncia nesta quarta-feira (10), em meio a crescentes polêmicas envolvendo o Grok, chatbot de inteligência artificial da empresa xAI, de Elon Musk. A executiva deixa o cargo menos de três meses após a integração formal da plataforma de mídia social à startup de IA criada pelo bilionário.

“Depois de dois anos incríveis, decidi renunciar ao cargo de CEO do X”, escreveu Yaccarino em publicação na própria rede social. “Estarei torcendo por todos vocês enquanto continuam mudando o mundo.”

A saída da CEO ocorre após a IA da plataforma provocar uma onda de críticas internacionais nesta semana. Uma atualização recente do Grok gerou respostas com conteúdo antissemita, incluindo postagens elogiando Adolf Hitler.

Linda Yaccarino havia sido contratada por Musk em maio de 2023, após deixar o alto escalão da NBCUniversal. Sua missão era reconstruir a relação com anunciantes, abalada por decisões polêmicas do bilionário envolvendo a moderação de conteúdo. Na época de sua chegada, Musk já havia demitido ou perdido cerca de 75% da equipe da empresa.

Durante seu período como CEO, Yaccarino precisou defender publicamente Elon Musk e a própria plataforma em diversas ocasiões. As críticas contra o X envolviam o aumento de postagens violentas, antissemitas e carregadas de desinformação.

Em sua despedida, ela classificou o cargo como “a oportunidade da sua vida” e agradeceu ao empresário por “confiar em mim a responsabilidade de proteger a liberdade de expressão, reverter o rumo da empresa e transformar a X no aplicativo que faz tudo”.

Ela ainda afirmou que, sob sua liderança, a empresa priorizou a segurança dos usuários e a restauração da confiança dos anunciantes. Ainda assim, as polêmicas persistiram. Menos de 24 horas antes da renúncia, a xAI admitiu que o Grok publicou comentários ofensivos e prometeu trabalhar para remover conteúdos impróprios.

Confira: