
O americano Paul Krugman, Prêmio Nobel de Economia, escreveu sobre a chantagem do presidente dos EUA contra o Brasil, usando Jair Bolsonaro.
O texto, publicado na plataforma Substack, se chama “Programa de Proteção a Ditadores de Trump”:
Perceba que Trump mal tenta fingir que há uma justificativa econômica para essa ação. Trata-se inteiramente de punir o Brasil por julgar Jair Bolsonaro.
Bolsonaro, como a maioria dos leitores provavelmente sabe, é o ex-presidente do Brasil, que perdeu a última eleição — mas tentou permanecer no poder por meio de um golpe para anular o resultado. Naturalmente, isso soa familiar.
Agora, essa não seria a primeira vez que os Estados Unidos usam tarifas como instrumento político. Pelo contrário, o sistema de comércio internacional criado pelos EUA após a Segunda Guerra Mundial foi, em parte, motivado pela crença de autoridades americanas de que o comércio, além de trazer benefícios econômicos, seria uma força para a paz e ajudaria a fortalecer a democracia no mundo. Provavelmente estavam certos — e, de qualquer forma, era um objetivo nobre.
Agora Trump está tentando usar tarifas para ajudar outro aspirante a ditador. Se você ainda achava que os EUA eram dos mocinhos do mundo, isso deveria mostrar de que lado estamos hoje.
Por que digo que é megalomaníaco? O Brasil tem mais de 200 milhões de pessoas. Veja para onde vão suas exportações:
Essas exportações para os EUA representam menos de 2% do PIB do Brasil. Trump realmente acredita que pode usar tarifas para intimidar uma nação enorme, que nem depende tanto do mercado americano, a abandonar a democracia?
Então, como eu disse, é malvado e megalomaníaco. Se ainda tivéssemos uma democracia funcionando, essa manobra contra o Brasil por si só seria motivo para impeachment. Claro, teria que esperar na fila atrás de todos os outros motivos.