
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), atacou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após o anúncio de Donald Trump de impor tarifas de 50% sobre produtos brasileiros.
Em publicação nas redes sociais, Tarcísio responsabilizou Lula pela retaliação dos EUA, afirmando que o petista “colocou sua ideologia acima da economia” e que “não adianta se esconder atrás do Bolsonaro”.
Lula colocou sua ideologia acima da economia, e esse é o resultado. Tiveram tempo para prestigiar ditaduras, defender a censura e agredir o maior investidor direto no Brasil. Outros países buscaram a negociação. Não adianta se esconder atrás do Bolsonaro. A responsabilidade é de…
— Tarcísio Gomes de Freitas (@tarcisiogdf) July 10, 2025
A crítica, no entanto, parte de uma premissa mentirosa. O próprio governo dos Estados Unidos deixou claro, em carta enviada por Trump e posteriormente confirmada como autêntica, que a taxação é uma resposta direta ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no STF e à atuação do Brasil no Brics, que os norte-americanos consideram uma ameaça à sua hegemonia global.
O Itamaraty reagiu com firmeza, convocando o encarregado de negócios dos EUA no Brasil, Gabriel Escobar, para prestar esclarecimentos e devolver a carta considerada “ofensiva” e repleta de “inverdades”.
Lula afirmou que o Brasil é um país soberano, com instituições independentes, e que responderá à medida com base na Lei de Reciprocidade Econômica.