Lula dá surra em bolsonaristas nas redes sociais após tarifa de Trump

Atualizado em 10 de julho de 2025 às 12:18
Presidente Lula. Foto: Divulgação

Após o anúncio da sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros, feito por Donald Trump, um levantamento da consultoria Bites revelou que o presidente Lula e os deputados de sua base governista estão tomando conta das redes sociais, especialmente na plataforma X.

Tradicionalmente dominada pelos bolsonaristas, a rede viu Lula se destacar, com sua postagem em resposta ao tarifaço alcançando mais de 9,4 milhões de visualizações. Em comparação, a publicação do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), um dos principais nomes da direita digital, teve apenas 715 mil visualizações.

“Na minha avaliação, o governo tem, pela primeira vez em mãos, a grande chance de isolar a família Bolsonaro, mas não significa ainda uma vitória definitiva sobre a direita, que tem o governador Tarcísio como opção para 2026. Essa crise ajuda Lula e Tarcísio de Freitas”, afirmou Manoel Fernandes, diretor-executivo da Bites, em sua análise sobre os desdobramentos do tarifaço nas redes sociais.

Tarcísio com o boné de Trump. Foto: Divulgação

Os dados da pesquisa indicam que os deputados alinhados ao governo Lula estão gerando duas vezes mais engajamento do que aqueles ligados a Bolsonaro. No entanto, a principal preocupação que surgiu desde o anúncio do tarifaço, especialmente entre a classe média, tem sido o aumento do preço do dólar. “Nas últimas 24 horas, dólar é a segunda maior busca do Google no Brasil”, explicou Fernandes, destacando o impacto econômico da medida.

A alta do dólar tem gerado grande interesse nos estados com maior base bolsonarista, como Santa Catarina, Paraná, Distrito Federal, Rio Grande do Sul e Mato Grosso. Esses estados têm mostrado um aumento significativo nas buscas relacionadas à moeda americana, o que reflete a inquietação popular sobre as consequências econômicas do tarifaço.

Embora o dólar tenha sido o segundo assunto mais buscado, o futebol segue como o tema mais procurado pelos brasileiros. No entanto, a repercussão da medida de Trump não passou despercebida. O presidente dos Estados Unidos se tornou o quarto termo mais pesquisado no Google Brasil, com um pico de interesse que representa o maior volume de busca sobre ele nos últimos 90 dias.