“Em algum momento, mas não agora”, diz Trump sobre conversa com Lula

Atualizado em 11 de julho de 2025 às 20:14
O presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente Lula – Foto: Reprodução

Nesta sexta-feira (11), Donald Trump afirmou que poderá conversar com o presidente Lula (PT), mas disse que isso não deve acontecer neste momento. A declaração foi dada durante entrevista na Casa Branca, em meio à repercussão da tarifa de 50% sobre produtos brasileiros anunciada recentemente pelo governo do presidente americano.

Questionado sobre um possível diálogo com chefe de Estado brasileiro, o republicano respondeu: “Talvez, em algum momento, eu possa falar com ele [Lula], mas não agora”. O mandatário evitou comentar diretamente sobre a reação do governo brasileiro à medida, que afetará todas as exportações do Brasil aos EUA a partir de 1º de agosto.

Trump também aproveitou a ocasião para defender Jair Bolsonaro (PL). “Ele é um homem honesto, que ama o seu povo e é um negociador muito forte”, afirmou – a relação entre os dois políticos é próxima, e Trump tem se posicionado com frequência em defesa do ex-presidente.

Jair Bolsonaro e Donald Trump – Foto: Reprodução

Tarifa adicional

Na última quarta-feira (9), Trump enviou uma carta a Lula informando oficialmente sobre a nova tarifa. No documento, ele vinculou a decisão ao processo judicial que Bolsonaro enfrenta no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe, além de mencionar ordens judiciais contra apoiadores do ex-presidente que residem nos Estados Unidos.

A resposta de Lula veio em tom firme. O presidente afirmou que o Brasil é uma nação soberana, com instituições independentes, e que não aceitará qualquer forma de tutela externa.

O governo brasileiro sinalizou que levará a questão à Organização Mundial do Comércio (OMC).

O Itamaraty avalia estratégias para responder diplomaticamente, enquanto aguarda um possível recuo ou negociação futura.