
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e o vice-líder da Minoria, Carlos Jordy (PL-RJ), protagonizaram um acalorado debate na sessão de terça-feira (15), durante a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Precatórios. O confronto começou quando o bolsonarista questionou a retirada de um destaque apresentado pelo PL sem autorização do líder partidário.
“Senhor presidente, nós tínhamos um destaque aqui, destaque 9, que é um destaque muito caro para o nosso partido”, afirmou Jordy. Motta rebateu imediatamente: “Foi retirado pelo líder, deputado Sóstenes”. O parlamentar fluminense insistiu: “Não, não foi, ele me disse aqui que não retirou”.
A discussão se intensificou quando Jordy sugeriu que o PL poderia votar contra a PEC caso a situação não fosse resolvida. “Inclusive, ele já disse que se a situação não for revertida, nós vamos orientar contra a PEC”, declarou o deputado. A resposta de Motta foi contundente: “Não tem nenhum problema, eu não funciono sob ameaça”.
O presidente da Câmara manteve o tom firme durante todo o diálogo: “Vossa excelência orienta como quiser, como é que orienta a minoria, o PL?”. Jordy confirmou a posição contrária do partido: “O PL, minoria, oposição, orienta não”. Motta então encerrou a discussão: “O deputado Sóstenes reapresentou o destaque? Ele está no prazo regimental? Não tem mais prazo? Então não vai apresentar o destaque”.
O incidente revela as tensões entre a Mesa Diretora e a oposição no processo de votação de matérias importantes no Legislativo. Motta defendeu o trabalho da Secretaria-Geral da Mesa, afirmando que “nessa Mesa aqui tem pessoas de bem que jamais tirariam um destaque se não fosse autorizado pelo líder”.
Leia a discussão entre os dois:
- Hugo Motta – “Vossa excelência quer orientar ou fazer questão de ordem?”;
- Carlos Jordy – “Senhor presidente, na verdade, eu quero fazer um questionamento aqui”
- Hugo Motta – “Pois não”;
- Carlos Jordy – “Nós tínhamos um destaque aqui, destaque 9, que é um destaque muito caro para o nosso partido”;
- Hugo Motta – “Foi retirado pelo líder, deputado Sóstenes”;
- Carlos Jordy – “Não, não foi, ele me disse aqui que não retirou”;
- Hugo Motta – “A Secretaria Geral da Mesa não retiraria um destaque sem a autorização do líder”;
- Carlos Jordy – “O que foi me dito é que disseram para ele…”;
- Hugo Motta – “Eu queria que vossa excelência ligasse para o seu líder, viesse nessa Mesa aqui porque nessa Mesa aqui tem pessoas de bem que jamais tirariam um destaque se não fosse autorizado pelo líder”;
- Carlos Jordy – “Inclusive, ele já disse que a situação não for revertida, nós vamos orientar contra a PEC”;
- Hugo Motta – “Não tem nenhum problema, eu não funciono sob ameaça”;
- Carlos Jordy – “Não estamos ameaçando…”;
- Hugo Motta – “Vossa excelência orienta como quiser, como é que orienta a minoria, o PL?”;
- Carlos Jordy – “A minoria, o PL, orienta não”;
- Hugo Motta – “Então vossa excelência não coloque as coisas assim para essa presidência”;
- Carlos Jordy – “Ninguém está fazendo isso, senhor presidente”;
- Hugo Motta – “Comigo não funciona. O PL é contra a PEC? O PL é contra a PEC? O PL é contra a PEC?”;
- Carlos Jordy – “O PL, minoria, oposição, orienta não”;
- Hugo Motta – “O deputado Sóstenes reapresentou o destaque? Ele está no prazo regimental? Não tem mais prazo? Então não vai apresentar o destaque”.