
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (17) que pretende enviar cartas a mais de 150 países com notificações sobre tarifas comerciais. A medida faz parte de sua estratégia para impor novos impostos de importação e pressionar parceiros a renegociarem acordos.
“Teremos mais de 150 países para os quais vamos simplesmente enviar um aviso de pagamento, e o aviso de pagamento dirá qual será a tarifa”, declarou Trump a repórteres na Casa Branca.
“Será tudo igual para todos, para esse grupo”, continuou. Segundo o republicano, esses países “não são grandes” e “não fazem tanto comércio assim”.
Nos últimos dias, Trump intensificou a ofensiva comercial com exigências tarifárias e comunicados a outras economias sobre novas taxas, que entrarão em vigor a partir de 1º de agosto, caso não haja acordos mais favoráveis aos EUA.
Um desses países foi o Brasil. Na última terça-feira (15), Trump disse que a imposição das tarifas de 50% sobre produtos brasileiros foi feita “porque eu posso fazer”. A resposta foi dada a jornalistas que questionaram o republicano sobre o aumento dos tributos.
Apesar de inicialmente sinalizar abertura para acordos, o presidente norte-americano tem sugerido que não está interessado em negociações prolongadas.