Lula lidera cenários de 1º turno e vence todos os adversário no 2º em 2026, diz Quaest

Atualizado em 17 de julho de 2025 às 7:43
O presidente Lula (PT). Foto: Reprodução

O presidente Lula (PT) lidera todos os cenários de primeiro turno nas eleições presidenciais de 2026, segundo pesquisa Quaest divulgada nesta quinta-feira (17). O levantamento mostra que Lula também venceria todos os adversários em eventuais disputas de segundo turno, com exceção de um empate técnico no limite da margem de erro com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Mesmo assim, o petista segue numericamente à frente.

Cenário 1 – Com Lula e Bolsonaro

Nos cenários de primeiro turno, Lula lidera com 32% das intenções de voto, seguido por Jair Bolsonaro (PL), com 26%. Ciro Gomes (PDT) aparece com 8% e Ratinho Júnior (PSD), com 6%, em empate técnico. Ronaldo Caiado (União Brasil) tem 3%, Romeu Zema (Novo) aparece com 2%, 9% dos eleitores estão indecisos e 14% declaram voto branco, nulo ou que não irão votar.

Imagem
Pesquisa Quaest. Foto: Reprodução

Cenário 2 – Com Lula e Michelle

O presidente Lula (PT) soma 30% das intenções de voto em um cenário de 1º turno em que a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) aparece com 19%. Ciro Gomes (PDT) tem 10% e está tecnicamente empatado com Ratinho Júnior (PSD), que registra 7%. Ronaldo Caiado (União Brasil) tem 5% e Romeu Zema (Novo), 4%. Indecisos são 9% e 16% afirmam que votariam em branco, nulo ou não votariam.

Cenário 3 – Com Lula e Tarcísio

Em outro cenário, Lula mantém 32%, enfrentando Tarcísio de Freitas com 15%. Ciro Gomes tem 12%, tecnicamente empatado com o governador paulista. Ronaldo Caiado soma 5% e Romeu Zema tem 4%. Os indecisos representam 11%, e votos brancos, nulos ou eleitores que não pretendem votar somam 21%.

Cenário 4 – Com Lula e Eduardo Bolsonaro

O presidente aparece na primeira colocação com 31% das intenções de voto, em um cenário com Eduardo Bolsonaro (PL) como cabeça de chapa do partido, somando 15%. Ciro Gomes (PDT) aparece com 11%, tecnicamente empatado com Ratinho Júnior (PSD), que tem 7%. Ronaldo Caiado e Romeu Zema somam 5% cada. Indecisos são 10% e votos brancos, nulos ou ausência somam 16%.

Segundo turno

Nos oito cenários de segundo turno testados pela pesquisa, Lula vence todos os adversários.

Cenário 1 – Lula e Bolsonaro

Contra Bolsonaro, Lula registra 43% e o ex-presidente aparece com 37%. Em junho, os dois empatavam com 41%. “Pela primeira vez desde março, a pesquisa mostra que Lula ganharia de Jair Bolsonaro num eventual segundo turno”, destaca a Quaest. Outros 4% estão indecisos e 16% optariam por voto branco, nulo ou abstenção.

Imagem
Pesquisa Quaest. Foto: Reprodução

Cenário 2 – Lula e Tarcísio

Na disputa contra Tarcísio de Freitas (Republicanos), Lula tem 41%, enquanto o governador de São Paulo aparece com 37%, em um empate técnico dentro da margem de erro. A pesquisa aponta ainda 7% de indecisos e 16% de votos brancos, nulos ou abstenções.

Imagem
Pesquisa Quaest. Foto: Reprodução

Cenário 3 – Lula e Michelle

Em um eventual segundo turno entre Lula e Michelle Bolsonaro (PL), o presidente soma 43%, enquanto a ex-primeira-dama tem 36%, sete pontos a menos. Em junho, Michelle marcava 39%. Os indecisos somam 4% e 14% dos eleitores disseram que votariam em branco, nulo ou não votariam.

Imagem
Pesquisa Quaest. Foto: Reprodução

Cenário 4 – Lula e Ratinho Jr.

Com Ratinho Júnior (PSD) como adversário, Lula aparece com 41% das intenções de voto, contra 36% do governador do Paraná. Na pesquisa anterior, o petista tinha 40% e Ratinho, 38%. Neste cenário, 6% estão indecisos e 17% afirmam que votariam em branco, nulo ou se absteriam.

Imagem
Pesquisa Quaest. Foto: Reprodução

Cenário 5 – Lula e Eduardo Leite

Em confronto direto com Eduardo Leite (PSD), Lula registra 41%, um ponto a mais que em junho, enquanto o governador do Rio Grande do Sul mantém os mesmos 36% da pesquisa anterior. O número de indecisos chega a 7% e 16% dizem que votariam em branco, nulo ou não iriam às urnas.

Cenário 6 – Lula e Eduardo Bolsonaro

Na disputa com o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL), Lula lidera com 43%, enquanto o filho do ex-presidente aparece com 33%. Em relação ao levantamento de junho, Lula oscilou um ponto para baixo e Eduardo também caiu um ponto. Os indecisos somam 5% e os que afirmam que votariam em branco, nulo ou não compareceriam somam 19%.

Imagem
Pesquisa Quaest. Foto: Reprodução

Cenário 7 – Lula e Romeu Zema

Contra o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), Lula se mantém com 42% das intenções de voto, mesmo percentual registrado em junho. Zema também repete os 33% da pesquisa anterior. Indecisos são 7% e 18% afirmam que votariam em branco, nulo ou não iriam votar.

Imagem
Pesquisa Quaest. Foto: Reprodução

Cenário 8 – Lula e Caiado

No último cenário testado, com Ronaldo Caiado (União Brasil), governador de Goiás, Lula aparece com 42% das intenções de voto, uma oscilação de um ponto para baixo em relação ao levantamento anterior. Caiado mantém os mesmos 33%. Os indecisos somam 7% e 18% dizem que votariam em branco, nulo ou não iriam às urnas.

Imagem
Pesquisa Quaest. Foto: Reprodução