Marco Rubio revoga vistos de Alexandre de Moraes e familiares

Atualizado em 18 de julho de 2025 às 20:52
Marco Rubio e Alexandre de Moraes – Foto: Reprodução

O secretário de Estado do governo Trump, Marco Rubio, anunciou nesta sexta-feira (18) a revogação imediata dos vistos americanos do ministro Alexandre de Moraes, de seus familiares e de “aliados no tribunal”. A decisão foi divulgada por meio de post no X.

“O presidente Trump deixou claro que seu governo responsabilizará estrangeiros responsáveis pela censura de expressão protegida nos Estados Unidos”, escreveu Rubio.

Segundo ele, Moraes teria conduzido uma “caça às bruxas política” contra Jair Bolsonaro. “Essa perseguição criou um complexo de censura tão abrangente que atinge não apenas os brasileiros, mas também os americanos”, afirmou o secretário.

“Portanto, ordenei a revogação dos vistos de Moraes e seus aliados no tribunal, bem como de seus familiares próximos, com efeito imediato”.

A medida foi tomada no mesmo dia em que Moraes determinou o uso de tornozeleira eletrônica por Jair Bolsonaro. A decisão do STF também impôs recolhimento domiciliar noturno e proibição de contato com diplomatas, embaixadores e outros investigados. O pedido partiu da Procuradoria-Geral da República (PGR), que apontou risco de fuga e tentativa de influenciar autoridades estrangeiras.

Bolsonaro classificou as restrições como “suprema humilhação” e seus aliados passaram a pressionar o governo Trump por retaliações

A revogação dos vistos é a primeira resposta pública dos Estados Unidos desde o agravamento da crise diplomática. A tensão teve início após o chefe de Estado americano anunciar uma tarifa adicional de 50% sobre produtos brasileiros importados pelos EUA.