
Em publicação feita neste sábado (19), o economista e professor Elias Jabbour afirmou que os recentes movimentos do governo dos Estados Unidos representam uma escalada grave contra o Brasil, sugerindo que as sanções podem se intensificar com novas tarifas e até ações envolvendo a OTAN.
Segundo ele, trata-se de uma “declaração de guerra” com potencial de desestabilizar o país, e que deve ser enfrentada com firmeza e mudança de postura política interna. Jabbour defendeu que o presidente Lula é o único capaz de liderar o Brasil nesse cenário de “testes e provações”, e alertou para uma possível tentativa externa de promover um “regime change”, ou seja, uma mudança forçada de governo. Confira o texto na íntegra:
Vão dobrar a aposta
Ao que tudo indica a chantagem contra o país não irá parar. Fala-se em dobrar aposta nas tarifas e ações envolvendo a OTAN. A declaração de guerra é para valer, o que significa uma ameaça inédita ao nosso país.
Precisamos tirar consequências dessa situação todos os dias. A cada fato novo, não somente uma resposta. Mas também reflexões. A própria dinâmica política brasileira deve mudar com a incorporação de outros elementos e gramática.
Lula emerge como o homem capaz de liderar o país nesse momento de grandes testes e provações. A pressão e a luta serão gigantescas e precisamos estar prontos.
O imperialismo busca criar uma situação de regime change no Brasil.
Vão dobrar a aposta
Ao que tudo indica a chantagem contra o país não irá parar. Fala-se em dobrar aposta nas tarifas e ações envolvendo a OTAN. A declaração de guerra é para valer, o que significa uma ameaça inédita ao nosso país.
Precisamos tirar consequências dessa situação…
— Elias Jabbour 🇧🇷 🇱🇧 🇵🇸 (@eliasjabbour) July 19, 2025