Festival de Veneza culpa Bolsonaro e Milei pela falta de filmes brasileiros e argentinos

Atualizado em 26 de julho de 2025 às 9:25
Javier Milei, presidente da Argentina, e Jair Bolsonaro. Foto: Juan Ignacio Roncoroni/EFE

O diretor artístico do prestigiado Festival de Veneza, Alberto Barbera, atribuiu a escassa representação do cinema brasileiro e argentino na edição deste ano às políticas culturais dos governos de Jair Bolsonaro (PL) e Javier Milei. Em entrevista à revista Variety, Barbera afirmou que o Brasil está “totalmente ausente” desta edição após “quatro anos de ditadura de Bolsonaro, que fez tudo o que pôde para destruir o cinema de autor”.

A declaração ocorre em meio a críticas sobre a predominância de produções em língua inglesa na seleção oficial do festival, que acontece de 27 de agosto a 6 de setembro na Itália.

Barbera destacou que, enquanto a Colômbia, Equador e México terão representação, a Argentina conta apenas com dois curtas-metragens, situação que relacionou às políticas do presidente Milei: “A Argentina está nas mãos de Milei, que tenta fazer o mesmo com o cinema argentino”.

Apesar da ausência de produções brasileiras na competição principal, o país mantém presença no evento através da atriz Fernanda Torres, integrante do júri presidido pelo cineasta Alexander Payne. Torres brilhou na edição passada com o filme “Ainda Estou Aqui”, vencedor do prêmio de melhor roteiro.

Alberto Barbera, diretor artístico do Festival de Veneza. Foto: reprodução

A seleção deste ano inclui 21 filmes na disputa pelo Leão de Ouro, com destaque para obras de diretores consagrados como Kathryn Bigelow (“A House of Dynamite”), Guillermo del Toro (adaptação de “Frankenstein”), Yorgos Lanthimos (“Bugonia” com Emma Stone), Benny Safdie (“The Smashing Machine” estrelado por The Rock), Jim Jarmusch (“Father Mother Sister Brother”) e Park Chan-wook (“No Other Choice”). Seis dessas produções são dirigidas por mulheres.

O júri conta ainda com outras personalidades do cinema internacional como o diretor iraniano Mohammad Rasoulof (“A Semente do Fruto Sagrado”), o romeno Cristian Mungiu (vencedor da Palma de Ouro), o francês Stéphane Brizé, a italiana Maura Delpero (premiada em Veneza por “Vermiglio”) e a chinesa Zhao Tao.

Veja a lista completa dos filmes anunciados:

Competição

  • ‘La Grazia’, de Paolo Sorrentino (filme de abertura)
  • ‘The Wizard Of The Kremlin’, de Olivier Assayas
  • ‘Jay Kelly’, de Noah Baumbach
  • ‘The Voice Of Hind Raja’, de Kaouther Ben Hania
  • ‘A House of Dynamite’, de Kathryn Bigelow
  • ‘The Sun Rises On Us All’, de Cai Shangjun
  • ‘Frankenstein’, de Guillermo del Toro
  • ‘Elisa’, de Leonardo Di Costanzo
  • ‘A Pied D’Oeuvre’, de Valerie Donzelli
  • ‘Silent Friend’, de Ildiko Enyedi
  • ‘The Testament Of Ann Lee’, de Mona Fastvold
  • ‘Father Mother Sister Brother’, de Jim Jarmusch
  • ‘Bugonia’, de Yorgos Lanthimos
  • ‘Duse’, de Pietro Marcello
  • ‘Un Film Fatto Per Bene’, de Franco Maresco
  • ‘Orphan’, de Lazlo Nemes
  • ‘L’Etranger’, de François Ozon
  • ‘No Other Choice’, de Park Chan-wook
  • ‘Sotto Le Nuvole’, de Gianfranco Rosi
  • ‘The Smashing Machine’, de Benny Safdie
  • ‘Girl’, de Shu Qi

Fora de competição (ficção)

  • ‘Chien 51’, de Cedric Jimenez
  • ‘Sermon To The Void’, de Hilal Baydarov
  • ‘L’Isola Di Andrea’, de Antonio Capuano
  • ‘Il Maestro’, de Andrea Di Stefano
  • ‘Depois da Caçada’, de Luca Guadagnino
  • ‘Hateshinaki Scarlet’, de Mamoru Hosoda
  • ‘The Last Viking’, de Anders Thomas Jensen
  • ‘In The Hand Of Dante’, de Julian Schnabel
  • ‘La Valle Dei Sorrisi’, de Paolo Strippoli
  • ‘Dead Man’s Wire’, de Gus Van Sant
  • ‘Orfeo’, de Virgilio Villoresi

Fora de competição (não ficção)

  • ‘Kabul, Between Prayers’, de Aboozar Amini
  • ‘Ferdinando Scianna – Il Fotografo Dell’Ombra’, de Roberto Ando
  • ‘Marc By Sofia’, de Sofia Coppola
  • ‘I Diari Di Angela – Noi Due Cineasti. Capitolo Terzo’, de Yervant Gianikian e Angela Ricci Lucchi
  • ‘Ghost Elephants’, de Werner Herzog
  • ‘My Father And Qaddafi’, de Jihan K
  • ‘The Tale Of Syrian’, de Tamara Kotevska
  • ‘Nuestra Tierra’, de Lucrecia Martel
  • ‘Remake’, de Ross McElwee
  • ‘Kim Novak’s Vertigo’, de Alexandre Philippe
  • ‘Cover-Up’, de Laura Poitras e Mark Obenhaus
  • ‘Broken English’, de Jane Pollard e Iain Forsyth
  • ‘Notes Of A True Criminal’, de Alexander Rodnyansky e Andriy Alferov
  • ‘Director’s Diary’, de Aleksandr Sokurov
  • ‘Back Home’, de Tsai Ming-liang

Fora de competição (obra musical)

  • ‘Nino. 18 Giorni’, de Toni D’Angelo
  • ‘Piero Pelu. Rumore Dentro’, de Francesco Fei
  • ‘Newport And The Great Folk Dream’, de Robert Gordon
  • ‘Francesco de Gregori Nevergreen’, de Stefano Pistolini

Fora de competição (séries)

  • ‘Portobello’, de Marco Bellocchio
  • ‘Un Prophete’, de Enrico Maria Artale
  • ‘Etty’, de Hagai Levi
  • ‘Il Mostro’, de Stefano Sollima

Horizontes

  • ‘Mother’, de Teona Struger Mitevska (filme de abertura)
  • ‘Divine Comedy’, de Ali Asgari
  • ‘Hiedra’, de Ana Cristina Barragan
  • ‘The Kidnapping Of Arabella’, de Carolina Cavalli
  • ‘Strange River’, de Jaume Claret Muxart
  • ‘Lost Land’, de Akio Fujimoto
  • ‘Grand Ciel’, de Akihiro Hata
  • ‘Rose Of Nevada’, de Mark Jenkin
  • ‘Late Fame’, de Kent Jones
  • ‘Milk Teeth’, de Mihai Mincan
  • ‘Pin de Fartie’, de Alejo Moguillansky
  • ‘Father’, de Tereza Nvotova
  • ‘En el Camino’, de David Pablos
  • ‘Songs Of Forgotten Teeth’, de Anuparna Roy
  • ‘Un Anno Di Scuola’, de Laura Samani
  • ‘The Souffleur’, de Gaston Solnicki
  • ‘Barrio Triste’, de Stillz
  • ‘Human Resource’, de Nawapol Thamrongrattanarit
  • ‘Funeral Casino Blues’, de Roderick Warich

Venice Spotlight

  • ‘Hijra’, de Shahad Ameen
  • ‘Un Cabo Suelto’, de Daniel Hendler
  • ‘Made In Eu’, de Stephan Komandarev
  • ‘Motor City’, de Potsy Ponciroli
  • ‘La Hija de le Espanola’, de Mariana Rondon e Marite Ugas
  • ‘A Bras-le-Corps’, de Marie-Elsa Sgualdo
  • ‘Calle Malaga’, de Maryam Touzani
  • ‘Ammazzare Stanca’, de Daniele Vicari