Cacique Cobra Coral critica tarifaço e diz que vai “zerar” assistência espiritual aos EUA

Atualizado em 30 de julho de 2025 às 12:09
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e a Fundação Cacique Cobra Coral. Foto: Reprodução

A Fundação Cacique Cobra Coral fez um comentário no Instagram direcionado ao presidente Donald Trump em tom de ruptura e alerta climático. No texto, a entidade, conhecida por alegar atuação espiritual na contenção de desastres naturais, anunciou a contagem regressiva para “zerar” sua assistência espiritual aos Estados Unidos e criticou duramente a tarifa de 50% imposta sobre produtos brasileiros.

“Presidente Donald Trump: contagem regressiva para zerarmos nossa assistência climática à América US. A vida, presidente, é feita de escolhas (…) Mas cada escolha exige uma renúncia, não se pode ter TUDO!”, escreveu a fundação nesta terça-feira (29).

A mensagem, carregada de críticas, associa a decisão americana a um possível agravamento de eventos climáticos extremos no país. A fundação disse que não vai renovar os vistos B1 e B2 e alerta: “Não daremos mais assistência climática à América, que estará por vossa conta e risco, presidente”.

Horas depois, Huntington Beach, uma cidade no sul da Califórnia, fechou todas as praias, portos e seu píer após um terremoto atingir o leste da Rússia, com alertas de tsunami.

A fundação também relembrou o furacão Milton, que quase atingiu a Flórida, e afirmou: “O furacão Milton foi a prova viva de que não podemos tudo, só Deus pode tudo! Mas podemos, quando autorizado pelo Astral, reduzir tais catástrofes criadas pelo próprio homem”.

A entidade reforçou que o corte da colaboração se dá em um momento complicado para os americanos. “A América está próxima de viver o maior desafio climático de sua história, sem verbas para os setores de meteorologia e previsão do tempo”, escreveu, responsabilizando diretamente Trump por cortes e por ter retirado os EUA do Acordo de Paris.

No trecho final, a fundação elevou o tom apocalíptico: “Nós, humanos, corremos o maior risco que o planeta já enfrentou desde que existimos como civilização (…) Continue jogando gases de efeito estufa na atmosfera com a queima de combustíveis fósseis e incentivando o desmatamento, a agropecuária… Adeus, América US”.