Reunião de Lula com comandantes militares durou quase 2 horas; saiba a razão

Atualizado em 2 de agosto de 2025 às 21:12
O presidente Lula e o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da Defesa José Múcio e os comandantes das três Forças Armadas durou quase duas horas na terça-feira (29/7), no Palácio do Planalto. Com informações do Metrópoles.

O encontro, inicialmente previsto para durar apenas 30 minutos, se estendeu devido à extensa pauta levada pelas Forças. Entre os temas tratados estavam promoções internas e questões orçamentárias consideradas sensíveis.

Segundo o ministro José Múcio, além dos tradicionais temas administrativos, os comandantes discutiram diretamente com o presidente “problemas das Forças”, com destaque para a demanda por mais recursos.

O presidente Lula com os comandantes militares Marcos Olsen, Tomás Paiva, Marcelo Damasceno, além do ministro da Defesa, José Múcio. Foto: Ricardo Stuckert

Dois dias após o encontro, a equipe econômica anunciou o descongelamento de R$ 20,7 bilhões do Orçamento da União de 2025 — R$ 1,92 bilhão destinado ao Ministério da Defesa.

Participaram da reunião os comandantes do Exército, general Tomás Paiva; da Marinha, almirante Marcos Olsen; e da Aeronáutica, tenente-brigadeiro Marcelo Damasceno. O encontro, realizado em tom reservado, ocorre em meio a uma série de movimentações do Planalto para reequilibrar as relações institucionais e manter o diálogo com a cúpula militar.