
Jason Miller, conselheiro central da campanha de Donald Trump para a eleição de 2024, compartilhou neste domingo (3), em sua conta no X, um ataque feito por um manifestante bolsonarista, que apareceu usando algemas e uma máscara que representa o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes.
A publicação, segundo Miller, retrata cenas de uma manifestação bolsonarista em Fortaleza, realizada em apoio ao impeachment do ministro. O episódio ocorreu horas antes de Moraes decretar a prisão domiciliar de Jair Bolsonaro (PL), nesta segunda-feira (4).
As manifestações contra o magistrado se espalharam por diversas cidades brasileiras no domingo, com forte participação de aliados do ex-presidente. A oposição intensificou a cobrança para que o Senado avance com o pedido de impeachment contra o magistrado.
Scenes from Fortaleza! 🇧🇷 pic.twitter.com/CWQ3TDrZ5y
— Jason Miller (@JasonMiller) August 4, 2025
A pressão aumentou após o chefe do governo norte-americano anunciar a inclusão de Alexandre de Moraes em sanções econômicas com base na Lei Magnitsky, sob alegações de violação à liberdade de expressão e perseguição política.
Miller também reforçou críticas ao STF, afirmando: “Ela investiga, acusa, censura e legisla. Agora está agindo como juiz, juri e executor”. Ele publicou imagens de protestos em estados como Minas Gerais, Bahia, Ceará, Rio de Janeiro, Goiás e São Paulo, incluindo uma homenagem a Clezão, réu dos atos de 8 de Janeiro morto na Papuda.
Em outro post, apareceu um cartão com a imagem do ministro identificado como “cartão Magnitsky”, com os dizeres “Fora, Lula” e “Xandão do Império Supremo”. Além disso, Miller repostou mensagens de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) pedindo o impeachment de Lula e de Moraes.