A reunião de deputados bolsonaristas com Moraes no STF

Atualizado em 13 de agosto de 2025 às 13:13
O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes. Foto: Antonio Augusto/STF

Dias após motim na Câmara para pressionar o Congresso a pautar a votação do projeto de anistia, dois deputados bolsonaristas se reuniram com Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça (12). O encontro ocorreu no gabinete do magistrado.

Segundo a coluna de Igor Gadelha no Metrópoles, a reunião contou com os deputados do PL Luciano Vieira (RJ) e Altineu Côrtes (RJ), 1º vice-presidente da Câmara. Fontes da sigla afirmam que a conversa foi pedida pelos próprios parlamentares.

A reunião começou pouco depois das 17h e durou cerca de uma hora, ocorrendo menos de uma semana após Altineu prometer pautar o projeto da anistia aos condenados pelo 8 de Janeiro assim que assumisse a presidência da Câmara.

No mesmo dia, Moraes autorizou o vice-presidente da Câmara a visitar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em prisão domiciliar, em Brasília.

O vice-presidente da Câmara dos Deputados, Altineu Cortês. Foto: Agência Câmara

Procurados, Moraes e Luciano Vieira não se pronunciaram sobre a reunião. Altineu, por sua vez, negou ter se encontrado com o ministro.

Parlamentares do PL têm articulado projetos do interesse de Bolsonaro nos bastidores. Além das conversas com a Corte, eles foram instruídos pelo ex-presidente a não atacar Hugo Motta (Republicanos-PB), presidente da Câmara.

Na semana passada, Altineu ameaçou pautar a proposta que anistia os golpistas, mesmo sem aval de Motta, caso assumisse a “presidência plena” da Casa. A declaração foi dada após Moraes decretar a prisão domiciliar de Bolsonaro.

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.