Quem é a delegada casada com empresário “patriota” que matou gari

Atualizado em 13 de agosto de 2025 às 17:43
A delegada Ana Paula Balbino Nogueira e seu marido, o empresário Renê da Silva. Foto: Reprodução

A delegada Ana Paula Balbino Nogueira está sendo investigada pela Corregedoria-Geral da Polícia Civil de Minas Gerais (PC-MG) após o marido, René da Silva Nogueira Júnior, matar a tiros o gari Laudemir de Souza Fernandes em Belo Horizonte (MG). Até o momento, ela negou ter conhecimento da participação do marido no crime e, sem evidências que a vinculem ao assassinato, permanece em seu cargo.

Ana Paula ingressou na carreira policial em 2013 e atuou na Casa da Mulher Mineira, unidade criada em 2022 para atender mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica, familiar e sexual. O trabalho inclui proteção às vítimas e implementação de políticas públicas voltadas para a prevenção da violência.

Formada em Direito pela Faculdade Milton Campos, Ana Paula se especializou em Direito Público no Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) e concluiu Mestrado Profissional em Promoção da Saúde e Prevenção de Violência na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Além da prática policial, Ana Paula é professora, palestrante e autora de obras jurídicas, incluindo o livro “Violência Doméstica e Políticas Públicas de Enfrentamento”. Ela também já trabalhou como assessora de Articulação Interinstitucional da Polícia Civil junto à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais.

A investigação atual busca esclarecer se Ana Paula teve qualquer envolvimento ou conhecimento prévio do crime.

O marido de Ana Paula, René, teve a prisão convertida em preventiva durante audiência de custódia. Segundo a Polícia Civil, ele agiu de forma calma após o crime, passeando com os cachorros e indo à academia antes de ser abordado.

O crime aconteceu no bairro Vista Alegre, no Oeste de Belo Horizonte. Por volta das 9h, René dirigia um carro da marca BYD e se aproximou de um caminhão de lixo. Segundo o boletim de ocorrência, ele teria ameaçado a motorista e, em seguida, disparado contra os garis, atingindo fatalmente Laudemir.

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.