
A pesquisa AtlasIntel divulgada nesta quinta (14) revela uma população dividida em relação à atuação dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e qual magistrado da Corte é o mais odiado pela população. Apesar do movimento da extrema-direita contra Alexandre de Moraes, ele é o mais bem avaliado.
Gilmar Mendes aparece como o mais odiado do STF e é visto negativamente por 56% da população. Na sequência, aparecem Luís Roberto Barroso, presidente da Corte, com 53%; e Moraes, relator do processo da trama golpista.
Kassio Nunes Marques, indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, é o que tem a menor taxa de “imagem positiva”, com somente 25%, seguido por Gilmar (29%) e Dias Toffoli (30%). Individualmente, Moraes lidera a avaliação positiva, com 49%.
Cármen Lúcia e Flávio Dino aparecem com 46% de aprovação cada, seguidos por Cristiano Zanin (41%) e André Mendonça (37%). Veja os números:

O levantamento também mediu a confiança geral da população na Corte. Ao serem questionados se confiam no STF, 51% responderam negativamente, enquanto 49% afirmaram confiar. Quando indagados sobre a competência e imparcialidade do tribunal nos julgamentos, os números se mantiveram próximos: 51% acreditam que não há imparcialidade, e 48% consideram que sim.
Quase metade dos entrevistados (45%) acredita que o Brasil vive “sob uma ditadura do judiciário”. Por outro lado, 44% entendem que os magistrados estão cumprindo seu papel corretamente. Outros 11% reconhecem que não há ditadura, mas avaliam que muitos juízes cometem abusos e ultrapassam suas funções.
A pesquisa ouviu 2.447 pessoas entre os dias 3 e 6 de agosto, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.