Lula desmente Trump e diz que no Brasil ele seria preso pelo ataque ao Capitólio

Atualizado em 14 de agosto de 2025 às 23:13
O presidente Lula (PT) de roupa social escura, falando em microfone e apontando, sério
O presidente Lula (PT) – Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reagiu nesta quinta-feira (14) às declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que classificou o Brasil como “um dos piores países do mundo para fazer comércio” e justificou a imposição de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros.

Em resposta, o petista defendeu a postura do Brasil nas relações comerciais internacionais e criticou a tentativa dos EUA de exercer domínio econômico sobre o país: “É mentira quando o presidente norte-americano diz que o Brasil é um mau parceiro comercial. O Brasil é bom. O Brasil só não vai andar de joelho para o governo americano”.

Segundo Lula, o país continua aberto a negociações comerciais, mas não aceita ameaças ou imposições externas. “Eles estão ameaçando todo dia. Quero dizer para as pessoas mais pobres desse país: a gente continua com vontade de negociar. A gente quer negociar”, completou.

O chefe do governo, em evento no Pernambuco, também comentou as falas de Trump sobre a situação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O republicano afirmou que o político do Partido Liberal estaria sendo alvo de uma “execução política” no Brasil.

Lula rebateu: “Ele [Trump] disse que no Brasil não tem democracia porque o Bolsonaro está sendo julgado. O Bolsonaro está sendo julgado porque tentou dar um golpe de Estado em 8 de janeiro. Ele tinha um plano para matar o Lula, o Alckmin e o presidente da Suprema Corte”.

O petista ainda mencionou os ataques em Brasília durante sua diplomação, como a tentativa de explosão no Aeroporto de Brasília e os atos de vandalismo cometidos por apoiadores de Bolsonaro.

Durante um evento nos EUA, Donald Trump justificou o tarifaço imposto a produtos brasileiros, alegando que o Brasil tem leis comerciais desfavoráveis aos americanos. “O Brasil tem sido um parceiro comercial horrível. Eles nos cobram tarifas enormes. Muito mais do que nós cobrávamos deles”, afirmou.

O presidente americano também criticou o sistema jurídico brasileiro, ao comentar o julgamento de Bolsonaro: “Eles prenderam um presidente ou estão tentando prendê-lo. Eu conheço o Bolsonaro, acho ele um homem honesto. Isso é uma execução política”.

Por fim, Trump disse que os brasileiros “não estão felizes” com as tarifas impostas, mas que “é assim que funciona”.

Jessica Alexandrino
Jessica Alexandrino é jornalista e trabalha no DCM desde 2022. Sempre gostou muito de escrever e decidiu que profissão queria seguir antes mesmo de ingressar no Ensino Médio. Tem passagens por outros portais de notícias e emissoras de TV, mas nas horas vagas gosta de viajar, assistir novelas e jogar tênis.