Hytalo Santos é preso em SP após “adultização” de crianças e adolescentes

Atualizado em 15 de agosto de 2025 às 10:05
O influenciador Hytalo Santos cercado por crianças e adolescentes. Foto: Reprodução

O influenciador paraibano Hytalo Santos foi preso nesta sexta-feira (15) em São Paulo, alvo de investigações do Ministério Público da Paraíba (MPPB) e do Ministério Público do Trabalho (MPT) por suposta exploração e exposição de menores de idade em conteúdos produzidos para redes sociais. Seu marido, Israel Nata Vicente, também foi detido.

As prisões ocorreram após denúncias do youtuber Felca, que apontou casos de “adultização” de crianças e adolescentes.

A operação contou com a participação conjunta do MPPB, MPT, Polícia Civil da Paraíba e de São Paulo, além da Polícia Rodoviária Federal. As ordens de prisão foram expedidas pelo juiz Antônio Rudimacy Firmino de Sousa, da 2ª Vara da Comarca de Bayeux, na Paraíba.

Desde o dia 6, quando Felca — que possui mais de 4 milhões de inscritos no YouTube — citou Hytalo em um vídeo denunciando a criação de conteúdo envolvendo menores, a Justiça da Paraíba adotou uma série de medidas contra o influenciador.

Ele passou a responder a uma ação civil pública do MPPB, que resultou em mandados de busca e apreensão e restrições judiciais.

Medidas impostas pela Justiça

Na terça-feira (12), a Justiça determinou o bloqueio das redes sociais de Hytalo e a desmonetização de seus vídeos. A promotora Ana Maria França também solicitou a proibição de contato com os adolescentes mencionados nos processos, medida acatada em caráter provisório.

Além disso, na quinta-feira (14), foram apreendidos um computador e celulares na residência do influenciador em João Pessoa, após mandado cumprido com autorização para arrombamento em caso de resistência. No dia anterior, policiais haviam ido ao local, mas encontraram o imóvel fechado.

O que diz a defesa

O advogado Sean Abib, que defende Hytalo e seu marido, disse que irá “tomar conhecimento” da decisão judicial.

Dias antes, a defesa alegou que o influenciador “não tinha conhecimento da execução de mandado de busca e apreensão em uma das suas residências, até mesmo por tratar-se de medida judicial sigilosa”. Também afirmou que ele está à disposição da Justiça e nega todas as acusações.

“[Hytalo] reitera que jamais compactuou com qualquer ato atentatório à dignidade de crianças e adolescentes e que tudo restará definitivamente provado no curso da investigação e perante o público que nele confia e o acompanha nas redes sociais”, disse a defesa.