
A Polícia Federal (PF), segundo a CNN, informou que o avião dos Estados Unidos que pousou em Porto Alegre na terça-feira (19) era da Força Aérea norte-americana e transportava diplomatas para o Consulado dos EUA na capital gaúcha. A aeronave, um Boeing 757 modificado modelo C-32B, partiu de Porto Rico rumo ao Aeroporto Salgado Filho com plano de voo regular, segundo o Ministério da Defesa.
Conhecido como “Gatekeeper”, o C-32B é operado pelo 150º Esquadrão de Operações Especiais da Força Aérea americana e costuma ser usado em ações de alto sigilo, levando equipes formadas por diplomatas, agentes de inteligência e militares. O pouso em Porto Alegre foi registrado às 17h12 por câmeras do terminal e chamou atenção pelo perfil discreto da aeronave, que não possui identificação visível na fuselagem.
Dados do site FlightRadar mostram que o avião decolou novamente por volta das 20h rumo ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. A aeronave tem histórico de presença em zonas de conflito e grandes eventos globais devido à sua capacidade de reabastecimento em voo e sistemas avançados de comunicação.

A rota da atual missão começou em 18 de agosto, com decolagem de Nova Jersey, escala em Tampa, na Flórida, e parada em San Juan, Porto Rico, antes de pousar em Porto Alegre. O trajeto atípico despertou interesse entre especialistas em aviação.
Operadora do aeroporto, a Fraport confirmou a chegada da aeronave norte-americana ao terminal gaúcho. O portal especializado Aeroin já havia antecipado a informação, destacando o caráter incomum da operação no Brasil.
Até o momento, nem a Força Aérea Brasileira, nem a Embaixada dos Estados Unidos detalharam oficialmente o motivo da presença do Boeing 757 no país. A PF apenas confirmou que o objetivo da viagem.