Se Trump mandar tropas para o Brasil. Por Moisés Mendes

Atualizado em 20 de agosto de 2025 às 9:53
Donald Trump, presidente dos EUA – Foto: Reprodução

Trump mandou três navios de guerra com mísseis para a costa da Venezuela e um avião da CIA para o Brasil. O avião pousou em Porto Alegre nessa terça-feira à tarde. Depois seguiria viagem para São Paulo.

O que faz um avião da CIA no Brasil? Quem acha que sabe não diz, porque só acha que sabe, e não fala por receio de informar alguma coisa errada. Até porque o avião é secreto.

Se é secreto, faz coisas em segredo, apesar que todo mundo já viu a foto do avião branco, sem identificação na fuselagem, no Aeroporto Salgado Filho. É um avião sem óculos escuros.

São provocações de Trump, que pode fazer o que muitos não esperam que façam. Trump faz o que quer. Pode até chamar os líderes europeus para humilhá-los na Casa Branca, como fez essa semana.

Se decidir cutucar o Brasil, com a imposição de presença militar, sob qualquer pretexto, dirão que isso era inimaginável.

Se algum gesto mais brusco acontecesse, teríamos essas reações aqui. A Folha de São Paulo convocaria os seus especialistas para saber se Trump pode ou não invadir outro país.

Se pode, os especialistas vão se dividir sobre o que a invasão configura: se é apenas uma invasão, ou se é tentativa de golpe. Mais ou menos como no 8 de janeiro.

A OAB largaria uma nota. Jornalistas de esquerda produziriam textos com lacrações. E o resto continuaria vendo séries da Netflix.

O Brasil já não reage a mais nada. Só reagem Lula, Alexandre de Moraes e Flavio Dino. A sociedade civil fica comentando o que eles fazem, se foi certo ou errado.

O presidente Lula – Foto: Reprodução

O acúmulo de episódios dos últimos anos torna tudo previsível. Se Trump mandasse tropas hoje para algum lugar do litoral do Brasil, como afronta, não aconteceria nada em resposta do tamanho da agressão, como não aconteceu quando golpearam Dilma e quando prenderam Lula.

Trump pode mandar 10 aviões da CIA, pode enviar navios que entrariam pela Lagoa dos Patos e estacionariam em Porto Alegre. Só para ver o que aconteceria.

O Brasil só tem forças para produzir gritaria e memes, vindos da direita e da esquerda. Trump sabe disso. Está cada vez mais fácil ser fascista.

Moisés Mendes
Moisés Mendes é jornalista em Porto Alegre, autor de “Todos querem ser Mujica” (Editora Diadorim) - https://www.blogdomoisesmendes.com.br/