PF encontra mensagens de Bolsonaro sobre pedido de asilo político na Argentina

Atualizado em 20 de agosto de 2025 às 19:26
Javier Milei, presidente da Argentina, e Jair Bolsonaro. Foto: reprodução

A Polícia Federal (PF) indiciou nesta quarta-feira (20/8) o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o filho dele, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), por tentativa de obstrução de Justiça no processo que investiga a tentativa de golpe de Estado.

Durante as apurações, os investigadores localizaram mensagens nas quais Jair Bolsonaro discutia com aliados a possibilidade de pedir asilo político ao presidente da Argentina, Javier Milei, considerado um de seus principais aliados no cenário internacional.

De acordo com o relatório, foram recuperados de seu celular áudios e conversas com Eduardo Bolsonaro e o pastor Silas Malafaia que haviam sido apagados.

Esses registros, segundo a PF, reforçam as suspeitas de articulações para intimidar autoridades brasileiras e dificultar o avanço das investigações sobre a trama golpista.

O mesmo relatório entregue ao Supremo Tribunal Federal também motivou medidas contra Malafaia, alvo de mandado de busca e apreensão de celular, além da retenção de passaporte.

Malafaia retornou ao Brasil nesta quarta-feira, vindo de Lisboa, e foi abordado pela PF no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. Ele foi conduzido para prestar depoimento. Seu celular foi apreendido e ele está proibido de sair do país.

O caso segue em tramitação no STF, após pedido da Procuradoria-Geral da República, que em maio já havia apontado a atuação de Eduardo Bolsonaro em lobby junto ao governo dos Estados Unidos contra ministros da Corte.

Victor Dias, 23. Jornalista. Trabalha no DCM desde 2020. Amante de esportes, política, degustação de comidas, musculação, filmes e series. Gosta de viajar e jogar tênis nas horas vagas, além de editar vídeos e participar de campeonatos competitivos de FIFA, desde 2017.