
Um ataque classificado como terrorista pelas autoridades da Colômbia atingiu nesta quinta-feira (21) as proximidades da base aérea Marco Fidel Suárez, em Cali. De acordo com informações oficiais, a explosão foi causada por um caminhão carregado com bombas.
O prefeito da cidade, Alejandro Eder, informou que há mortos e feridos, mas os números exatos ainda não foram divulgados. O governo anunciou uma recompensa para quem fornecer informações sobre os responsáveis.
No mesmo dia, um helicóptero Black Hawk UH-60 da Polícia Nacional foi derrubado por um drone na região de Amalfi. A aeronave participava do resgate de policiais emboscados durante uma operação contra o cultivo ilegal de coca.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcou na tarde desta quinta-feira (21) para o país, onde participa nesta sexta (22) da cúpula dos países que integram a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA).
Atentado TERRORISTA en Cali, Colombia en los alrededores de la base aérea Marco Fidel Suárez de esa ciudad, estalló un CARRO BOMBA que cobra la vida de al menos cinco personas y unas 15 más heridas. Un camión bomba no alcanzó a estallar. #SucreEnLaNoticia pic.twitter.com/GIPSyrta18
— Radio SUCRE 700 AM (@radio_sucre700) August 21, 2025
O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, confirmou que oito agentes morreram no ataque. Segundo as autoridades, a ação teria sido realizada pela 36ª Frente do Estado-Maior Central (EMC), grupo dissidente das antigas FARC.
Os atentados refletem a escalada da violência no país, considerada a mais intensa dos últimos dez anos. Além das forças governamentais, participam dos conflitos dissidentes das FARC e outras organizações criminosas ligadas ao narcotráfico, o que amplia a instabilidade na região e dificulta os esforços de pacificação liderados pelo governo colombiano.