Imigrante trans brasileira é presa de forma brusca nos EUA e levada a prisão masculina

Atualizado em 24 de agosto de 2025 às 13:36
Imigrante brasileira é detida. Foto: Reprodução

Uma brasileira transgênero de 28 anos, identificada como Alice Barbosa, foi detida de forma brusca por agentes de imigração dos Estados Unidos neste sábado (23), em Maryland, região metropolitana de Washington. Segundo amigas que presenciaram a cena, ela foi levada para uma prisão masculina na Virgínia, onde se encontra isolada dos demais detentos. Vídeos da abordagem mostram Alice sendo algemada à força e retirada de dentro de um carro, em meio a gritos dos policiais que a acusavam de violação imigratória.

De acordo com testemunhas, Alice havia acabado de entrar no carro de uma amiga quando um veículo bloqueou a saída. Três homens mascarados saíram e ordenaram que elas descessem. A motorista chegou a pensar que se tratava de um assalto e trancou as portas, mas um dos agentes forçou a abertura da janela e realizou a detenção. Os policiais afirmaram que a ordem era prender apenas Alice, mas ameaçaram levar também suas colegas caso não colaborassem.

As amigas relataram ainda que os agentes se referiram a Alice no gênero masculino, sendo corrigidos durante a ação. A defesa teme que ela seja mantida em cela com detentos homens, o que poderia colocar sua segurança em risco. A advogada de Alice afirmou que está apurando as circunstâncias da prisão e as razões para que sua cliente tenha sido o alvo específico da operação.

Um dos policiais mencionou no vídeo que Alice teria condenações anteriores nos EUA, ligadas a um episódio de posse de maconha no Texas. Porém, familiares e amigos afirmam que ela vive há cinco anos no país e aguardava o desfecho de um pedido de asilo. A mãe de Alice, que mora no Brasil, tenta mobilizar apoio do consulado brasileiro, mas recebeu a informação de que o caso só poderá ser analisado a partir de segunda-feira (25), devido à grande demanda de brasileiros detidos.

A prisão faz parte da política de imigração em vigor sob o governo de Donald Trump, que tem intensificado ações de deportação em massa. Autoridades americanas alegam que o foco são imigrantes em situação irregular, mas entidades de direitos humanos denunciam abusos, sobretudo contra pessoas em condições de vulnerabilidade, como mulheres trans.

O caso gerou preocupação entre grupos de defesa da comunidade LGBTQIAPN+ e de imigrantes, que veem na detenção de Alice um episódio emblemático dos riscos enfrentados por brasileiros e outras minorias diante do endurecimento das regras de imigração nos Estados Unidos.