VÍDEO: Bombardeio de Israel atinge palácio presidencial e usinas no Iêmen

Atualizado em 24 de agosto de 2025 às 22:35
Ataques de Israel contra a sede do governo do Iêmen. Imagem: reprodução

Israel lançou neste domingo (24) uma ofensiva contra a sede do governo do Iêmen, em Sanaa, em retaliação a mísseis disparados por militantes Houthis contra seu território. De acordo com a imprensa local, duas pessoas morreram e cinco ficaram feridas. Imagens divulgadas nas redes sociais registraram múltiplas explosões e grandes nuvens de fumaça na capital iemenita.

Como conta a CNN, os alvos incluíram o palácio presidencial, um complexo militar, duas usinas de energia e um depósito de combustível. A agência Reuters confirmou a localização dos ataques. O episódio marca mais um capítulo de mais de um ano de trocas de ataques entre Israel e os Houthis, intensificados no contexto da guerra em Gaza.

Os Houthis, apoiados pelo Irã, têm disparado mísseis e drones contra Israel em sinal de apoio ao Hamas. O grupo já foi responsabilizado por ofensivas que atingiram cidades israelenses e rotas estratégicas no Mar Vermelho.

O grupo Houthis, do Iêmen. Imagem: reprodução

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu confirmou a autoria dos bombardeios e endureceu o tom contra os militantes. “O regime terrorista está aprendendo da maneira mais difícil que está pagando e continuará pagando um preço muito alto por sua agressão ao Estado de Israel”, declarou.

“Quem nos ataca, nós o atacamos. Quem planeja nos atacar, nós o atacamos”, completou o premiê, ao justificar a escalada de retaliações.

Sofia Carnavalli
Sofia Carnavalli é jornalista formada pela Cásper Líbero e colaboradora do DCM desde 2024.