O lado bom da candidatura de Tarcísio em 2026 na opinião do governo Lula

Atualizado em 26 de agosto de 2025 às 23:17
governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, falando em microfone e olhando para o lado, sério
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) – Reprodução

Uma ala do governo Lula (PT) avalia que uma eventual candidatura do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), ao Palácio do Planalto em 2026 pode não ser negativa. A percepção é de que as chances do governador derrotar o petista são baixas e, ao mesmo tempo, sua saída da disputa pelo governo paulista abriria espaço para a esquerda em São Paulo. Com informações da Folha de S.Paulo.

Integrantes do Planalto apontam que Tarcísio não conta atualmente com apoio do clã Bolsonaro. Essa falta de respaldo é atribuída a críticas feitas pelo deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o que fragilizaria o governador em uma disputa presidencial direta contra Lula.

O cálculo político no governo considera que, se Tarcísio deixar a reeleição em São Paulo de lado e apostar na corrida presidencial, o cenário se tornaria mais favorável para nomes da esquerda na disputa pelo Palácio dos Bandeirantes.

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) falando em microfone
O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) – Reprodução

Segundo a pesquisa Quaest, contratada pela Genial Investimentos, Tarcísio aparece com 43% das intenções de voto para governador em 2026. O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) surge em segundo lugar, com 21%. Os números reforçam que o governador é o principal obstáculo para a esquerda em São Paulo.

Sem Tarcísio no pleito estadual, a avaliação é que a direita ficaria sem um nome de peso. Nem mesmo o atual prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), teria fôlego suficiente para polarizar a disputa, de acordo com interlocutores do governo.

Nesse cenário, nomes como o do ministro Márcio França (PSB), titular da pasta de Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, seriam vistos com mais chances de avançar em São Paulo caso Tarcísio se arrisque na disputa pelo Planalto.

Jessica Alexandrino
Jessica Alexandrino é jornalista e trabalha no DCM desde 2022. Sempre gostou muito de escrever e decidiu que profissão queria seguir antes mesmo de ingressar no Ensino Médio. Tem passagens por outros portais de notícias e emissoras de TV, mas nas horas vagas gosta de viajar, assistir novelas e jogar tênis.