
Um tiroteio dentro de uma igreja em Minneapolis, no estado de Minnesota (EUA), deixou ao menos três mortos, incluindo crianças, nesta quarta (27). O ataque ocorreu na Igreja da Anunciação, localizada no sul da cidade, enquanto alunos de uma escola católica anexa participavam de uma missa semanal.
De acordo com a imprensa local, o atirador e duas crianças (de 8 e 10 anos) morreram após o ataque e cerca de 20 pessoas foram atingidas pelos disparos, número que não foi confirmado oficialmente.
Testemunhas relataram o pânico. Um morador ouvido pela BBC afirmou ter escutado “entre 30 e 50 tiros” e disse não acreditar que os disparos viessem de um revólver. “Pensei: não é possível que esse barulho sejam tiros. Porque são muitos”, contou.
A escola vizinha à igreja atende crianças do ensino infantil e fundamental. O governador de Minnesota, Tim Walz afirmou que os alunos estavam voltando às aulas. “Estou rezando por nossas crianças e professores, cuja primeira semana de aula foi marcada por este horrível ato de violência”, declarou.
O prefeito Jacob Frey lamentou a tragédia em coletiva. “Não há palavras que consigam descrever o horror e o mal deste ato desprezível. Há crianças mortas. Há famílias que perderam seus filhos”, disse, visivelmente abalado.
O FBI também foi acionado e está atuando nas investigações. A prefeitura de Minneapolis reforçou que segue acompanhando o caso e que equipes de emergência permanecem no local para apoiar famílias e sobreviventes.
A polícia local afirmou que o atirador tem cerca de 20 anos e agiu sozinho, disparando contra a janela da igreja. Agentes encontraram uma pistola semiautomática, uma espingarda e um rifle, além de uma bomba de fumaça com ele. A identidade não foi revelada pelas autoridades.
As crianças que estudam na escola têm se reunido com seus pais após o ataque.
Veja vídeos:
An active shooter situation was reported at a Catholic school and church in Minneapolis early Wednesday, just two days after school began. Police say there are up to 20 victims. https://t.co/AoQWuQkcBd pic.twitter.com/iIaW9XQgDO
— New York Post (@nypost) August 27, 2025
Children were seen leaving school hand-in-hand with their parents and guardians on Wednesday after a shooting at Annunciation Catholic School in south Minneapolis, #Minnesota. As many as 20 people were injured and the shooter died of an apparent self-inflicted gunshot wound,… pic.twitter.com/F1XMb2KNlN
— CBS News (@CBSNews) August 27, 2025