
No último domingo (24), a Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd) deu uma mostra da real dimensão de sua influência, penetração e capilaridade nas forças policiais, de segurança e de defesa do Brasil.
A agremiação de Edir Macedo reuniu em seus templos os comandantes-gerais das polícias militares de, pelo menos, 18 estados, além do Distrito Federal, entre outras autoridades, incluindo governadores de estado e comandantes das Forças Armadas.
A Iurd batizou a data como “Dia da Condecoração dos Heróis”. Convocou forças de segurança de norte a sul do país a comparecerem diante de seus pastores e bispos no domingo último. E foi atendida.
Foram mais de 100 mil policiais e familiares, ao mesmo tempo, incluindo soldados, oficiais, comandantes de batalhões, de regimentos, de divisões, até comandantes-gerais.
::Leia mais sobre a Igreja Universal e as forças de Segurança do Brasil:
– Igreja Universal participa de cursos de formação de policiais e do Exército em pelo menos 10 Estados
– Sob Tarcísio, PM de SP concedeu pelo menos 20 medalhas à Igreja Universal em 17 meses
– Universal toma todos os quartéis da PM de SP com cerimônias e livros de Edir::
A maior operação de mobilização brasileira desde a Guerra do Paraguai foi o envio dos pracinhas da FEB (Força Expedicionária Brasileira) para a Europa, durante a Segunda Guerra Mundial: 25 mil combatentes, um quarto das forças reunidas pela Universal em seus templos no último domingo.
Conforme apurou o DCM, a Universal colocou sob o teto de seus templos no ultimo domingo a cúpula das polícias de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Distrito Federal, Amazonas, Rondônia, Pará, Maranhão, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Bahia.
Veja, abaixo, as forças mobilizadas nos templos da universal em 11 das principais capitais brasileiras.
Região Sudeste
1 – São Paulo: presença dos comandantes das polícias, da GCM, dos Bombeiros, da FAB, da Marinha e do Exército

Mais de 10 mil militares e agentes públicos de segurança estiveram presentes no Templo de Salomão, na zona sul da capital paulista, das 8h da manhã até o início da tarde do último domingo.
Todos os comandantes de forças policiais, militares e de segurança da cidade, do estado e do país que atuam em São Paulo estiveram presentes ou representadas no evento. Veja a lista de presença abaixo, informada pela própria Igreja Universal do Reino de Deus:
– Tenente-Brigadeiro do Ar Malta (Comandante-Geral de Apoio da FAB)
– General de Exército Montenegro (Comandante Militar do Sudeste)
– Coronel PM Coutinho (Comandante-Geral da PMSP)
– Coronel PM Erik (Subcomandante-Geral da PMSP)
– Capitão de Mar e Guerra Cerqueira José Maria (representando o Vice-Almirante Trovão)
– Delegado Dr. João (Corregedor, representando o Delegado-Geral da Polícia Civil-SP)
– Dr. Rodrigo (Diretor de Polícia Penal de SP)
– Tenente-Coronel PM Alexsandro (representando o Comandante do Corpo de Bombeiros de SP)
– Inspetor Superintendente Jairo Chabaribery (Comandante-Geral da Guarda Civil Metropolitana (GCM-SP))


2 – Rio de Janeiro: secretário da PM do Estado vira garoto propaganda da Universal

No Rio de Janeiro, a Universal reuniu a tropa e a cúpula das forças de segurança do Estado no templo do Solo Sagrado de Del Castilho, sede mundial da Igreja. Foram cerca de 10 mil policiais, sob a batuta do secretário estadual e comandante da Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMERJ), coronel Marcelo de Menezes.
Ao lado dos comandantes do Bope (Batalhão de Operações Especiais da PMERJ) e o da Guarda Municipal, ele inverteu os papeis com a igreja de Edir Macedo no último domingo, e disse ele mesmo estar feliz em levar a sua corporação a homenagear a Iurd.
3 – Minas Gerais: veículos de transporte de tropas do Exército são colocados a serviço da Universal

No Santuário do Templo Maior, em Belo Horizonte, a Universal recebeu cerca de 5 mil agentes de forças de segurança no último domingo. Entre eles, estava o comandante da 4ª Região Militar do Exército Brasileiro, general de divisão Adriano Fructuoso da Costa.
Foi ele quem autorizou o uso de veículos de transporte de tropas da força terrestre brasileira para transportar soldados e oficiais até o evento de Edir Macedo – sob o custeio dos contribuintes nacionais.
Região Nordeste
4 – Maranhão: secretário estadual e comandantes da PM e da Polícia Civil batem continência à Universal

Na catedral de São Luís da Universal, na capital do Maranhão, a igreja não só juntou mais de 3 mil policiais e outros agentes de defesa do estado, mas todo o primeiro escalão de toda e qualquer força de segurança que atua naquela unidade da federação.
Veja, abaixo, lista com alguns presentes no evento de Edir Macedo. Todos eles foram condecorados pelos pastores da igreja durante as cerimônias:
– Secretário de Segurança Pública do Maranhão, Maurício Martins
– Delegado-geral da Polícia Civil, Almeida Neto
– Comandante-geral da Polícia Militar, coronel Pitágoras Nunes
– Comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Célio Roberto
– Comandante do 24º BIS (Batalhão de Infantaria de Selva) do Exército Brasileiro, tenente-coronel Duque
– Comandante da Guarda Civil Municipal, Sérgio Miranda
– Diretor-geral da Polícia Penal do Maranhão, João Francisco Rodrigues
– Chefe da perícia externa do Instituto de Criminaliística da Polícia Civil do Maranhão, Sidiney Silva
5 – Paraíba: ato da Universal ganha convocação oficial do comandante da PM

Em João Pessoa, boa parte dos milhares de agentes de segurança que foram à Catedral da Fé da Universal no último domingo o fizeram também por dever de ofício, ainda que oficioso (que não tem caráter oficial, mas emana de fontes oficiais).
É que já no último dia 18, seis dias antes da “Condecoração dos Heróis” da Universal, o comandante-geral da Polícia Militar da Paraíba, coronel Sérgio Fonseca, devidamente fardado, gravou vídeo para as redes sociais da igreja de Edir Macedo informando sobre o evento do último domingo e convidando à presença todos os seus comandados. Para assistir ao vídeo, clique aqui.
Região Norte
6 – Amazonas: armas ungidas em nome de Deus

Em Manaus, foram mais de 2 mil agentes de segurança reunidos no Templo Maior da Universal no último domingo.
Parte deles chegou armada, de fuzis e pistolas, e tiveram suas armas ungidas em nome do Senhor. A imagem acima, fornecida pela própria Iurd, é da chegada de uma das tropas ao templo. A igreja não informou se os agentes prosseguiram armados durante as cerimônias no interior do templo.
7 – Rondônia: governador bate continência para bispo e diz: “Sou muito grato por tudo”

Na Catedral de Porto Velho, no último domingo, estiveram presentes mais de 2 mil agentes de segurança e familiares, atendendo ao evento da Igreja Universal. Boa parte deles estava armada – todos estavam fardados.
Além do comandante-geral da Polícia Militar de Rondônia, coronel Regis Wellington Braguin Silverio, quem esteve presente e gravou vídeo prestando homenagens à instituição de Edir Macedo foi o governador do estado, Coronel Marcos Rocha (União), que chamou a igreja de “a nossa Universal”:
“Como governador, sou muito grato a tudo que a Universal representa dentro do estado, através de nossas corporações”. Para assistir ao vídeo, clique aqui.
Região Sul
8 – Rio Grande do Sul: comandante da Brigada inverte papeis, homenageia e dá medalha à Igreja Universal

No Templo Maior da Universal em Porto Alegre, no último domingo, diante de mais de 2.000 agentes de segurança, o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Cláudio dos Santos Feoli, entregou a “Medalha da Brigada Militar” ao bispo Guaracy Santos, da Universal gaúcha.
“Em nome de todos os policiais e da Brigada Militar, eu quero lhe homenagear como sinal de reconhecimento pela parceria que tem sido feita durante todos esses anos”, discursou o comandante, para então – devidamente armado sobre o altar – espetar a medalha na roupa do religioso. Para assistir ao vídeo, clique aqui.
9 – Paraná: Curitiba se torna a “capital verde-oliva da Universal”

Foi no Templo Maior de Curitiba que a presença de tropas do Exército Brasileiro foi a maior no último domingo, em comparação com as demais forças de segurança do país. Dos mais de 1500 agentes que prestigiaram o evento na capital paranaense, mais da metade pertenciam “à família do Exército Brasileiro”.
A força terrestre nacional não foi a única a atender ao chamado de Edir Macedo. Assim enumera a Igreja Universal as instituições de segurança presentes em seu evento no Paraná:
“Recebemos no Templo Maior em Curitiba a gentil visita de oficiais do Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Força Aérea Brasileira, Polícia Militar do Paraná, Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, Polícia Civil do Paraná, Guarda Municipal de Curitiba e autoridades do Poder Judiciário do Paraná”.
Região Centro-Oeste
10 – Goiás: corpo de Bombeiros entrega maior honraria a “grupo da Universal que ora nos quartéis”

Em Goiânia, o Templo Maior de Goiás recebeu mais de 3 mil agentes de segurança e familiares no último domingo, incluindo os comandantes das polícias civil e militar. Mas foram seis dias antes, na segunda-feira anterior, que os eventos de “Condecoração dos Heróis” patrocinados pela Igreja Universal efetivamente começaram na capital goiana, com um cerimonial que serviu de propaganda para a ação nacional de Edir Macedo.
Foi quando o coronel Washington Vaz Júnior, comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Goiás, concedeu à Igreja Universal, representada pelo Bispo Freitas, a Medalha Dom Pedro II, a mais alta honraria concedida pelo Corpo de Bombeiros Militar do estado. Para assistir à cerimônia, clique aqui.
11 – Mato Grosso: congestionamento de viaturas para atender ao evento da Universal

Na manhã do último domingo, quem passou pelos arredores da sede estadual da Universal em Cuiabá, na avenida Tenente Coronel Duarte, 1798, no centro da capital mato-grossense, assistiu a uma cena incomum: um congestionamento de viaturas de variados órgãos de segurança e defesa, muitas delas a cometer infrações de trânsito como parar sobre faixa de pedestres e conversão ilegal à direita.
Ao final, nenhuma ocorrência de gravidade havia acontecido. Estavam todos atendendo, com suas viaturas públicas, a evento privado da Igreja Universal, que colocou, no último domingo, mais de 100 mil agentes e comandantes policiais – de, pelo menos, 16 estados – mobilizados e estacionados em templos de Edir Macedo.