Após megaoperação contra crime organizado, Lindbergh quer CPI das Fintechs

Atualizado em 28 de agosto de 2025 às 20:41
Lindbergh Farias falando em microfones, sério, olhando para o lado
O deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) – Divulgação/PT na Câmara

O líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias, anunciou em sua página no X que dará início à coleta de assinaturas para a instalação da CPI das Fintechs. A decisão do petista aconteceu depois da megaoperação da Polícia Federal que revelou o uso de bancos digitais e fintechs pela facção criminosa PCC, em um esquema de lavagem de dinheiro que envolveu R$ 52 bilhões:

“URGENTE:

Protocolei requerimento e vamos iniciar a coleta de assinaturas na Câmara dos Deputados para a instalação da CPI das Fintechs.

Nosso objetivo é investigar as conexões entre o crime organizado, bancos digitais, fintechs e grandes setores produtivos e também a rede de desinformação que tenta confundir a população para favorecer criminosos que foi desbaratada na megaoperação realizada hoje pela PF e que revelou R$ 52 bilhões movimentados pelo PCC.

A CPI vai enfrentar o crime organizado, a intermediação das Fintechs da Faria Lima num sofisticado esquema de terceirização da lavagem de dinheiro e as redes de desinformação usadas para atacar instituições e fragilizar o combate à lavagem de dinheiro”.

Conheça a íntegra do requerimento:

Jessica Alexandrino
Jessica Alexandrino é jornalista e trabalha no DCM desde 2022. Sempre gostou muito de escrever e decidiu que profissão queria seguir antes mesmo de ingressar no Ensino Médio. Tem passagens por outros portais de notícias e emissoras de TV, mas nas horas vagas gosta de viajar, assistir novelas e jogar tênis.