Anistia: Desesperado, Bolsonaro implora por ajuda de Lira na véspera do julgamento no STF

Atualizado em 1 de setembro de 2025 às 21:26
Arthur Lira (PP-AL) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) conversando, sérios, sentados lado a lado
O deputado Arthur Lira (PP) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) – Reprodução

Na véspera do julgamento que pode resultar na condenação de Jair Bolsonaro (PL), o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), esteve na casa do ex-mandatário em Brasília. O encontro ocorreu no domingo (1º) no Jardim Botânico, onde o político cumpre prisão domiciliar. O tema central da conversa foi a articulação em torno de um projeto de anistia aos envolvidos nos atos de 8 de Janeiro. Com informações do jornal O Globo.

Segundo a assessoria de Lira, a reunião foi de cortesia. No entanto, aliados confirmaram que os dois discutiram negociações em andamento no Congresso. Bolsonaro defendeu a aprovação de uma anistia ampla, que alcance não apenas manifestantes, mas também militares e políticos investigados.

De acordo com relatos, o encontro começou por volta das 16h e se estendeu por pouco mais de uma hora. Lira apresentou ao ex-presidente sua leitura sobre o clima na Câmara. O deputado avaliou que o projeto avança entre parlamentares do PL e do Centrão, mas enfrenta resistência em partidos da base do governo e até em legendas de oposição mais moderada.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) sérios, prestes a dar um aperto de mão
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) – Reprodução

Bolsonaro e Lira conversaram sobre possíveis estratégias para reduzir os obstáculos à proposta, incluindo a hipótese de uma anistia mais restrita. O diálogo foi considerado por aliados como um gesto político de Lira para demonstrar apoio ao ex-presidente em um momento considerado decisivo.

A visita também expôs o esforço de Bolsonaro para manter influência política, mesmo em prisão domiciliar. Ele tem delegado a Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) a liderança das articulações públicas, enquanto usa encontros reservados para alinhar estratégias diretamente com aliados de peso.

A pauta da anistia volta a ser prioridade na agenda legislativa nesta semana. Líderes da oposição têm reunião marcada para amanhã (2), às 11h, quando devem definir os próximos passos da ofensiva pela aprovação do projeto.

Jessica Alexandrino
Jessica Alexandrino é jornalista e trabalha no DCM desde 2022. Sempre gostou muito de escrever e decidiu que profissão queria seguir antes mesmo de ingressar no Ensino Médio. Tem passagens por outros portais de notícias e emissoras de TV, mas nas horas vagas gosta de viajar, assistir novelas e jogar tênis.