Lula se reúne com líderes dos Brics e defende “fortalecimento do multilateralismo”

Atualizado em 8 de setembro de 2025 às 12:20
O presidente Lula durante reunião dos Brics. Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Lula convocou uma videoconferência com os líderes dos países do Brics na manhã desta segunda (8), abordando uma série de temas globais, incluindo o tarifaço imposto pelos Estados Unidos, liderado por Donald Trump. No encontro, o petista destacou a defesa do multilateralismo, a reforma da governança global, a COP30 e as guerras, buscando fortalecer a colaboração entre os países do bloco.

Além de Lula, participaram da reunião os presidentes Xi Jinping, da China; Cyril Ramaphosa, da África do Sul; Vladimir Putin, da Rússia; e o príncipe herdeiro de Abu Dhabi, Khaled bin Mohamed bin Zayed Al Nahyan.

“Os países do bloco realizaram um balanço abrangente da atual situação mundial. Houve consenso sobre a necessidade de avançar rumo a uma ordem internacional mais justa, equilibrada e inclusiva, capaz de refletir as transformações em curso e responder de maneira mais eficaz às demandas do Sul Global”, diz o comunicado divulgado pelo presidente.

O encontro também incluiu discussões sobre os “riscos associados ao recrudescimento de medidas unilaterais, inclusive no comércio internacional”.

Veja o comunicado na íntegra:

Em meio a isso, os líderes do Brics debateram formas de ampliar a cooperação comercial entre os membros do bloco, buscando alternativas ao crescente protecionismo e unilateralismo nas relações comerciais globais, com destaque para as ações dos Estados Unidos.

A reunião foi convocada por Lula após o governo dos Estados Unidos ter oficializado a imposição de tarifas de 50% sobre as exportações de países como o Brasil. O presidente brasileiro tem intensificado suas interações com líderes internacionais para reagir ao tarifaço e também fortalecer parcerias comerciais com outras nações.

Nos últimos dias, Lula conversou com Xi Jinping, Vladimir Putin, Emmanuel Macron, Narendra Modi, além de receber chefes de Estado do Panamá, Equador e Nigéria.

O tarifaço de Donald Trump foi um dos principais pontos de destaque na cúpula do Brics realizada em julho, no Rio de Janeiro. Naquela ocasião, os 11 países do bloco emitiram uma declaração conjunta criticando o aumento indiscriminado de tarifas e medidas protecionistas, sem fazer menção direta aos Estados Unidos.

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.