VÍDEO – Dino sugere “cancelar almoço” e zomba de advogado

Atualizado em 9 de setembro de 2025 às 15:26
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino durante o julgamento da trama golpista nesta terça (9). Foto: Reprodução

O ministro Flávio Dino aproveitou a pausa no julgamento da trama golpista para brincar com o presidente da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin. Ao final da primeira sessão desta terça (9), o ministro sugeriu cancelar o almoço para retomar a análise do processo de forma mais rápida.

“Se quiser cancelar o almoço, eu e o advogado do general Heleno vamos ficar felizes”, disse Dino, arrancando risos no plenário. O comentário surgiu durante a discussão entre os ministros sobre o tempo de intervalo entre as sessões.

Havia dúvida se o julgamento seria retomado às 15h30 ou às 16h. Zanin optou por uma hora de pausa, o que levou Dino a fazer a observação bem-humorada.

A piada fez referência a um episódio anterior, ocorrido em 9 de junho, quando o advogado Matheus Mayer Milanez, que defende o general Augusto Heleno, pediu mais tempo para poder “minimamente jantar” antes do interrogatório dos réus do núcleo central da trama golpista. A fala, assim como a resposta de Alexandre de Moraes, viralizou nas redes sociais.

Na ocasião, Moraes respondeu em tom de brincadeira que também gostaria de ir para casa e recusou o pedido. “Vamos ver se nós terminamos amanhã, aí o senhor tem quarta-feira para tomar um belo brunch”, disse o ministro, provocando risadas entre os presentes.

Ao citar o episódio nesta terça, Dino trouxe leveza ao ambiente da corte em meio a um julgamento de grande repercussão política e jurídica. O humor arrancou reações positivas e quebras de tensão no plenário, já marcado por debates acalorados.

Após o voto de Alexandre de Moraes, que abriu a sessão defendendo a condenação de Bolsonaro e outros sete réus, Dino é o próximo a se manifestar. Em seguida, votarão Luiz Fux, Cármen Lúcia e, por último, Cristiano Zanin, presidente da Primeira Turma.

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.