AO VIVO: acompanhe o 4° dia do julgamento de Bolsonaro no STF

Atualizado em 10 de setembro de 2025 às 9:20

O quarto dia do julgamento de Jair Bolsonaro (PL) e de outros sete réus da trama golpista será retomado nesta quarta-feira (10), a partir das 9h, na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). A sessão poderá ser acompanhada pelo canal DCM TV, no YouTube.

O ministro Luiz Fux apresenta seu voto hoje, após Alexandre de Moraes e Flávio Dino já terem se manifestado pela condenação de Bolsonaro e dos outros acusados por envolvimento na trama de 2022. Fux será o terceiro a votar e já sinalizou divergências em relação aos colegas. Depois dele, se pronunciarão Cármen Lúcia e Cristiano Zanin.

Fux começou dando vários recados. Disse que não cabe ao STF fazer nenhum julgamento de cunho político, mas sim zelar pela Constituição. Que tem de haver rigor técnico e minimalismo interpretativo.

A condenação ou absolvição será definida pela maioria simples de três votos entre os cinco ministros da turma. Embora exista a possibilidade de pedido de vista, o cronograma prevê a continuidade do julgamento até sexta-feira (12).

Atendendo a um pedido de Alexandre de Moraes, o ministro Cristiano Zanin marcou uma sessão extra para quinta-feira (11), com duas etapas previstas: uma às 9h e outra às 14h. Além disso, seguem confirmadas as audiências dos dias 10 e 12 de setembro.

Quem são os réus ao lado de Bolsonaro

Além de Jair Bolsonaro, figuram como réus no núcleo principal da trama golpista:

  • Alexandre Ramagem, ex-diretor da Abin;
  • Almir Garnier, ex-comandante da Marinha;
  • Anderson Torres, ex-ministro da Justiça;
  • Augusto Heleno, ex-ministro do GSI;
  • Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência;
  • Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa;
  • Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil.